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Mercedes-Benz O-352H/HL – Urbano e Interurbano (130cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-352HL - Urbano (130cv)
Mercedes-Benz O-352HL - Interurbano (130cv)

Modelos:

  • O-352H – Motor traseiro (plataforma)
  • O-352HL – Motor traseiro longo (plataforma)
  • O-352HST – Motor traseiro urbano (EE=4180)
  • O-352HS – Motor traseiro interurbano (EE=4180)
  • O-352HLST – Motor traseiro longo urbano (EE=5550)
  • O-352HLS – Motor traseiro longo interurbano (EE=5550)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1969-1971
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Acervo Fernando Souza – Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 130 cv / 145 HP @ 2000 rpm
Torque máximo: 37,0 mkgf @ 2000 rpm
NBR – Medição: SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17,0:1
Sistema de lubrificação: Por intercambiador de calorias instalado no circuito principal de refrigeração; individual por graxeiras
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: DB G-32
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Outros
Transmissão de força: por eixo cardan único

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: DB – esferas circulantes, com amortecedor de direção
Tipo: Hidráulica opcional

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 600 watts / 12 V
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 cv / 12 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: DB-322
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: 7,48:1 (urbano)
8,39:1 (interurbano)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas e contramolas espirais
Amortecedores: Telescópicos dotados de aletas de refrigeração
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semi-elípticas (super dimensionadas)
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.50 x 20 (disco)
Pneumáticos: 8.25 x 20 – reforçados
Pneumáticos – opcionais: 9.00 x 20 (HL)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado a ar comprimido, atuando nas quatro rodas
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Acionado mecanicamente, estrangula a saída dos gases de descarga pelo coletor de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 3400
Eixo traseiro: 6200 (H)
6800 (HL)
Total: 9600 (H)
10200 (HL)

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210 (urbano)
175 (interurbano) – opcional: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 14
Sistema de arrefecimento: 38 (H)
40 (HL)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4180 (H)
5550 (HL)
(C) Balanço dianteiro: 2310
(D) Balanço traseiro: 2800 (urbano)
2740 (interurbano)
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1905
(F) Bitola – eixo traseiro: 1760
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 16,0 (H)
19,6 (HL)
Carroceria
(B) Comprimento total: 9290 (H – urbano)
9230 (H – interurbano)
10660 (HL – urbano)
10600 (HL – interurbano)
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 2945

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (H – Urbano)
Pneus: 8.25 x 20
Redução do eixo traseiro: 7,48:1
Velocidade máxima (km/h): 79,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,4
Ensaio 2 (H – Interurbano)
Pneus: 8.25 x 20
Redução do eixo traseiro: 8,39:1
Velocidade máxima (km/h): 101,9
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 27,2
Ensaio 3 (HL – Urbano)
Pneus: 8.25 x 20
Redução do eixo traseiro: 7,48:1
Velocidade máxima (km/h): 79,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37,6
Ensaio 4 (HL – Interurbano)
Pneus: 8.25 x 20
Redução do eixo traseiro: 8,39:1
Velocidade máxima (km/h): 101,9
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 25,4
Ensaio 5 (HL – Urbano)
Pneus: 9.00 x 20
Redução do eixo traseiro: 7,48:1
Velocidade máxima (km/h): 75,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35,8
Ensaio 6 (HL – Interurbano)
Pneus: 9.00 x 20
Redução do eixo traseiro: 8,39:1
Velocidade máxima (km/h): 106,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 24,2

Capacidade

Urbano

  • Número de passageiros sentados: 30 (H) / 38 (HL)
  • Número de passageiros sentados, dotado de conjunto para cobrador: 28 (H) / 36 (HL)

Interurbano

  • Número de poltronas reclináveis: 28 (H) / 36 (HL)

Função desabilitada

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