ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-370R (200cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-370R (200cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1985-1986
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/1986)

Mercedes-Benz O-370 R. A era do conforto máximo em trajetos intermunicipais.

Na construção do O-370 R, a Mercedes-Benz colocou a serviço dos passageiros, nas viagens de curta e média distância, a avançada tecnologia desenvolvida na concepção do O-370 RS e do O-370 RSD, destinados mais a viagens de longo percurso. Resultado: um ônibus moderno, que impressiona pelas linhas acrodinâmicas, pelo amplo espaço interno e pelo alto nível de conforto reservado aos usuários.

No O-370 R, o rodar macio e estável proporcionado pela suspensão nas mais diferentes condições de estrada é complementado pelas cômodas poltronas de formato anatômico e dimensões generosas. Janelas panorâmicas, em bandeiras fixas, permitem aos passageiros ampla visibilidade.

Desde o momento do embarque, o usuárui do O-370 R pode notar, em cada detalhe do acabamento do salão, o cuidado da Mercedes-Benz com o seu bem-estar. Os degraus baixos facilitam o acesso. E o corredor plano libera mais espaço para o movimento das pessoas.

NO O-370 R, até a bagagem viaja bem instalada, em espaçosos porta-pacotes.

Antes, durante e depois da partida, tudo ocorre em clima de conforto e segurança.

O motorista tem à disposição um posto funcional, resultante de detalhados estudos no campo da ergometria, para facilitar o seu desempenho no comando do veículo. A configuração prática disso inclui uma confortável poltrona, com suspensão elástica opcional, regulável de acordo com o peso do motorista, e mecanismos para o posicionamento ideal nos sentidos longitudinal e vertical. A direção hidráulica garante condução suave e precisa.

Com o O-370 R, a diferença entre um veículo para curtos e médios trajetos, em termos de conforto e desempenho, praticamente deixou de existir em relação a um rodoviário de longo alcance.

Por isso, para as viagens de turismo e intermunicipais, o Mercedes-Benz O-370 R é o ônibus que todos estavam esperando.

Mercedes-Benz O-370R (200cv)
Estilo e estética. Equilíbrio de linhas e beleza. O O-370 R atraindo pela harmonia de conjunto.
Fonte: Sua Boa Estrela, ano XVIII, nº 80, p. 48 – 1984

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5 A
Tipo: 5 cilindros em linha
Potência máxima: 200 cv (147 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 757 Nm (77 mkgf) @ 1200 rpm
Combustível: Diesel
Relação de compressão: 15:1

Transmissão
Modelo: MB G-3/61-5/6,1
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D-7
Tipo: Punho

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais, molas auxiliares
Amortecedores: Telescópicos, barras tensoras
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semi-elípticas, molas auxiliares
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR 16
11.00 R x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos independentes conjugado com o freio-motor
Freio de Estacionamento
Tipo: Molas acumuladoras. Circuito de emergência. Ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Acionamento eletropneumático
Área de frenagem
Total: 5.685 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Dimensões (mm)
Dimensões
Carroceria
(B) Comprimento total: 11290

Capacidade
  • 36 de “Luxo” + toalete
  • 40 de “Luxo”
  • 40 de “Conforto” + toalete
  • 44 de “Conforto”

Função desabilitada

Menu