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Mercedes-Benz O-370R (200cv)
Extração de dados: Monobloco

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1985-1986 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Maio/1986) |
Mercedes-Benz O-370 R. A era do conforto máximo em trajetos intermunicipais.
Na construção do O-370 R, a Mercedes-Benz colocou a serviço dos passageiros, nas viagens de curta e média distância, a avançada tecnologia desenvolvida na concepção do O-370 RS e do O-370 RSD, destinados mais a viagens de longo percurso. Resultado: um ônibus moderno, que impressiona pelas linhas acrodinâmicas, pelo amplo espaço interno e pelo alto nível de conforto reservado aos usuários.
No O-370 R, o rodar macio e estável proporcionado pela suspensão nas mais diferentes condições de estrada é complementado pelas cômodas poltronas de formato anatômico e dimensões generosas. Janelas panorâmicas, em bandeiras fixas, permitem aos passageiros ampla visibilidade.
Desde o momento do embarque, o usuárui do O-370 R pode notar, em cada detalhe do acabamento do salão, o cuidado da Mercedes-Benz com o seu bem-estar. Os degraus baixos facilitam o acesso. E o corredor plano libera mais espaço para o movimento das pessoas.
NO O-370 R, até a bagagem viaja bem instalada, em espaçosos porta-pacotes.
Antes, durante e depois da partida, tudo ocorre em clima de conforto e segurança.
O motorista tem à disposição um posto funcional, resultante de detalhados estudos no campo da ergometria, para facilitar o seu desempenho no comando do veículo. A configuração prática disso inclui uma confortável poltrona, com suspensão elástica opcional, regulável de acordo com o peso do motorista, e mecanismos para o posicionamento ideal nos sentidos longitudinal e vertical. A direção hidráulica garante condução suave e precisa.
Com o O-370 R, a diferença entre um veículo para curtos e médios trajetos, em termos de conforto e desempenho, praticamente deixou de existir em relação a um rodoviário de longo alcance.
Por isso, para as viagens de turismo e intermunicipais, o Mercedes-Benz O-370 R é o ônibus que todos estavam esperando.

Fonte: Sua Boa Estrela, ano XVIII, nº 80, p. 48 – 1984
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/5 A |
Tipo: | 5 cilindros em linha |
Potência máxima: | 200 cv (147 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 757 Nm (77 mkgf) @ 1200 rpm |
Combustível: | Diesel |
Relação de compressão: | 15:1 |
Modelo: | MB G-3/61-5/6,1 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 D-7 |
Tipo: | Punho |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas helicoidais, molas auxiliares |
Amortecedores: | Telescópicos, barras tensoras |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semi-elípticas, molas auxiliares |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 16 |
Pneumáticos – opcionais: | 10.00 R x 20 PR 16 11.00 R x 20 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Plataforma autoportante |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos independentes conjugado com o freio-motor |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Molas acumuladoras. Circuito de emergência. Ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionamento eletropneumático |
Área de frenagem | |
Total: | 5.685 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |

Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11290 |
- 36 de “Luxo” + toalete
- 40 de “Luxo”
- 40 de “Conforto” + toalete
- 44 de “Conforto”