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Mercedes-Benz O-371U Gás (150cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-371U Gás (150cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 1987-1994
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1989)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz M-366 G (ciclo Otto)
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: 420 Nm (43 mkgf) @ 1300 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Gás Natural Veicular (GNV)
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 12:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/7,5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/23 D-10
Redução: i=6,143 (43:7)
Reduções opcionais: i=6,857 (48:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais providas de molas auxiliares e barra transversal
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas e molas auxiliares, alternadas com lâminas plásticas
Amortecedores: 4, de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.0
Aros das rodas – opcionais: 7.5
Pneumáticos: 9.00 R x 20 PR 14
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.685 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 3,7
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5
Sistema de arrefecimento: 27

Volumes de Abastecimento (Gás)
Cilindros de gás (m³): 10 cilindros de 55 litros
Capacidade total: 110 m³
Autonomia: 250 km (média de 2,4 km/m³)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5850
(C) Balanço dianteiro: 2112
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 164,5
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,79
Carroceria
(B) Comprimento total: 11062
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 2970,5
Outros
Duas portas: 85 cm (dianteira)
120 cm (traseira)
Degrau de acesso na parte dianteira ao solo: 32 cm (dianteira)
37 cm (traseira)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 85
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23

Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.

Mercedes-Benz Monobloco O-371 urbano

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