ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-371UL (210cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-371UL (210cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 1992-1994
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)

Motor OM-366 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador de ar de admissão), com potência de 210 cv NBR a 2600 rpm e 67 mkgf NBR de torque a 1600 rpm. O turbocooler aumenta a densidade de massa de ar destinada aos cilindros. Consequentemente, produz uma ótima queima de combustível, aumenta a potência e o torque do motor e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

O O-371 UL tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.

Caixa de mudanças sincronizada ZF-S-6-90/6,98 e eixo traseiro HO-4/01 D-10, que propiciam uma boa velocidade média.

Suspensão dianteira pneumática, constituída por bolsões de ar, batente auxiliar, barras tensoras, válvula de controle de nível e amortecedores telescópicos de dupla ação. Suspensão traseira mecânica, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. O conjunto de suspensão proporciona os melhores padrões de estabilidade e conforto.

Direção hidráulica ZF 8065, precisa e suave, que reduz o esforço do motorista facilitando as manobras.

Freio de serviço a ar comprimido de dois circuitos independentes. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.

O O-371 UL oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de transporte. As portas são largas, com degraus iluminados de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros.

O espaço interno é amplo e a altura é confortável, com assentos anatômicos e próprios para uso urbano.

A iluminação de neon está integrada à estrutura interna da carroçaria. A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.

Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelos passageiros e indicam “”parada solicitada”” nos visores de teto.

A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável, e o pára-sol é do tipo roll-on.

O O-371 UL permite manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.

Esses e outros fatores fazem do O-371 UL um modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 210 cv (155 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 660 Nm (67 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: ZF 6S-90
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Opcional: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 D-10
Redução: i=5,857 (41:7)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 11000
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 11
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6330
(C) Balanço dianteiro: 2462
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(K) Vão livre dianteiro: 253
(L) Vão livre traseiro: 208
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,66
Carroceria
(B) Comprimento total: 11892
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3017

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 88
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29 / 27

Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.

Mercedes-Benz Monobloco O-371 urbano

Função desabilitada

Menu