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Mercedes-Benz O-371UL (210cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1992-1994 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992) |
Motor OM-366 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador de ar de admissão), com potência de 210 cv NBR a 2600 rpm e 67 mkgf NBR de torque a 1600 rpm. O turbocooler aumenta a densidade de massa de ar destinada aos cilindros. Consequentemente, produz uma ótima queima de combustível, aumenta a potência e o torque do motor e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
O O-371 UL tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Caixa de mudanças sincronizada ZF-S-6-90/6,98 e eixo traseiro HO-4/01 D-10, que propiciam uma boa velocidade média.
Suspensão dianteira pneumática, constituída por bolsões de ar, batente auxiliar, barras tensoras, válvula de controle de nível e amortecedores telescópicos de dupla ação. Suspensão traseira mecânica, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. O conjunto de suspensão proporciona os melhores padrões de estabilidade e conforto.
Direção hidráulica ZF 8065, precisa e suave, que reduz o esforço do motorista facilitando as manobras.
Freio de serviço a ar comprimido de dois circuitos independentes. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
O O-371 UL oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de transporte. As portas são largas, com degraus iluminados de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros.
O espaço interno é amplo e a altura é confortável, com assentos anatômicos e próprios para uso urbano.
A iluminação de neon está integrada à estrutura interna da carroçaria. A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelos passageiros e indicam “”parada solicitada”” nos visores de teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável, e o pára-sol é do tipo roll-on.
O O-371 UL permite manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Esses e outros fatores fazem do O-371 UL um modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-366 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 210 cv (155 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 660 Nm (67 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.958 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Opcional: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/01 D-10 |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Total: | 17000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 11 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 6330 |
(C) Balanço dianteiro: | 2462 |
(D) Balanço traseiro: | 3100 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2020 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(K) Vão livre dianteiro: | 253 |
(L) Vão livre traseiro: | 208 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,66 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11892 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | 3017 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 88 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29 / 27 |
Monobloco: Importante mencionar que detalhes da carroceria não servem em hipótese alguma para definir o modelo/versão do chassi ou motor. Pode ser usado como princípio de pesquisa, mas não referência absoluta. Na carroceria Monobloco O-371 urbana existem duas frentes (e outros detalhes – lógico, mas o mais notável é a frente): a com faróis retangulares (foto abaixo – esquerda) e a com faróis redondos (foto abaixo – direita). Não tem como dizer que uma é tal modelo e outra é outro modelo, não tem distinção entre U, UL e UP, visto que em todas as versões existem as duas frentes. A partir de 1992 a Mercedes-Benz tentou aproximar-se ao máximo do estilo europeu, fazendo algumas modificações e entre elas a mudança nos faróis.