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Mercedes-Benz O-400UPA PL E (320cv)

Mercedes-Benz O-400UPA PL E (320cv)
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Fabricação: 2000-2004
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-449 LA
Tipo: 5 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 320 cv (235 kW) @ 1900 rpm
Torque máximo: 1470 Nm (150 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 9.973 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 16,25:1
Consumo específico: 200 g/kWh a 1400 rpm
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos, em linha
Regulador: RQ
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 300+10 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: Voith Diwa D863.3/5,3
Acionamento: Automática, por meio de teclas
Marchas sincronizadas: 3 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,2:1
2ª – 1,36:1
3ª – 1,00:1
Ré – 3,8:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/24 DL-10
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO7/01 DL-10
Tipo: Carcaça integral, com redução nos planetários
Redução: i=5,217 (1,50 x 3,478)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batente auxiliar interno; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Pneumáticos: 11.00 R x 22 PR 16
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
160 mm (eixo auxiliar)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Retarder
Tipo: Incorporado
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.367 cm²
Eixo intermediário: 3.317 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 9.001 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1680
Eixo intermediário: 1810
Eixo traseiro: 4910
Total: 8400
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 12000
Total: 28500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 10000
Eixo traseiro: 10000
Total: 26000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 22 / 15
Filtro de óleo do motor: 3
Caixa de mudanças: 28
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 2x 3,25
Direção hidráulica: 7,9
Sistema de arrefecimento: 30

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 5450
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6797
(B) Comprimento total: 17745
(C) Balanço dianteiro: 2428
(D) Balanço traseiro: 3070
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(K) Vão livre dianteiro: 272
(L) Vão livre traseiro: 253
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 23,3

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Voith DIWA D 863
Eixo traseiro: MB HO7/01 DL-10
Pneus: 11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,217
Velocidade máxima (km/h): 71
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 21 (através do conversor de torque)

Função desabilitada

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