ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: 3ª versão – A partir de 2012
  • Baumúster: 382188
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

O-500 M 1826

O chassi O-500 M 1826 foi desenvolvido para as aplicações urbana , podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão, do lado esquerdo e direito (opcional), e caixa mecânica Mercedes-Benz. O novo motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7) introduz uma nova relação de torque e potência (256 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades. Balanço traseiro que permite a montagem de carroceria com portas do lado esquerdo e direito alinhadas.

  • Modelo: MB OM-926 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 188 kW (256cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 900 Nm (91,8 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 7.200 cm³
  • Consumo específico: 194 g/kWh a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Tipo: 2 cilindros
  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 940 l/min a 10 bar
  • Polia do motor para ar condicionado (em 2016)

 Modelo ZF Ecolife 6 AP 1000 com retarder incorporado (Modelo 1 em 2016) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 6
  • Relação de transmissão: i=3,36 (7,79 com conversor de torque) / 1,91 / 1,42 / 1,00 / 0,72 / 0,62 / marcha a ré: 4,235 (9,84 com conversor de torque)

 Modelo Voith DIWA 5 854.5 com retarder incorporado (Modelo 2 em 2016) 

  • Acionamento: por meio de teclas
  • Marchas: 4
  • Relação de transmissão: i=5,56 / 1,43 / 1,00 / 0,70 / marcha a ré: 5,20

 Modelo MB G 85-6 (Opcional) 

  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,70 / 3,81 / 2,29 / 1,48 / 1,00 / 0,73 / marcha a ré: 6,29

  • Modelo: MF 395 HD (Heavy Duty) (somente com caixa G85 em 2016)
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8098
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=26,2:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 2x 28 V / 80 A (28 V / 80 A em 2012)

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 220 Ah / 2 x 12 V (livre de manutenção) (135 Ah / 2 x 12 V em 2012)

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura (pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes plásticos em 2012)
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais inferiores, 2 barras tensoras longitudinais superiores e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 8.25 x 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: Longarina com perfil em "U" com travessas tubulares, composto de 5 módulos (escada com perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro em 2012)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.684 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio-motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional
  • ABS (Sistema Antitravamento): sim

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18500

 Pesos admissíveis / Valores autorizados (em 2012) 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível: 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 28/23
  • Caixa de mudanças: 9 (G 85 em 2012) / 28 (Voith) / 25 (ZF)
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 37
  • Tanque de Arla 32: 25 (35 em 2012)

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11870
  • (C) Balanço dianteiro: 2570
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1798 (1824 em 2012)
  • (H) Largura: 2459
  • (I) Ângulo de entrada: 13°41' (13º75' em 2012)
  • (J) Ângulo de saída: 7°51' (8º em 2012)
  • (K) Vão livre dianteiro: 200 (209 em 2012)
  • (L) Vão livre traseiro: 240 (236 em 2012)
  • (M) Círculo de viragem: 22.000 (21.790 em 2012)
  • Altura: 1732

 Modelo ZF Ecolife (Modelo 1 em 2016) 

  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade máxima de subida com 18.500kg (%) (veículo em movimento): 26

 Modelo Voith DIWA 5 (Modelo 2 em 2016) 

  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (limitado eletronicamente)
  • Capacidade máxima de subida com 18.500kg (%) (veículo em movimento): 30

 Modelo MB G 85-6 (em 2012) 

  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) (veículo em movimento): 48

  • Barra estabilizadora traseira
  • Câmbio mecânico MB G 85 (em 2016)
  • Câmbio automático ZF 6HP504 Ecomat 4 ou Voith Diwa 5 D854.5 (em 2012)
  • Preparação para aquecimento (em 2012)
  • Limitador de velocidade a 100km/h
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
  • Retarder Voith R123 – com câmbio MB G 85
  • Rodas de alumínio 8.25 x 22,5
  • Segundo alternador de 28V/80 A no motor, para acessórios e/ou ar-condicionado
  • Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)
  • Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas (em 2012)
  • Tanque de combustível 300 litros (em 2012)
  • Estepe e ferramentas (em 2016)

  • Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. O balanço traseiro permite portas da carroceria, do lado esquerdo e direito, alinhadas.
  • Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio – oferecemos os câmbios automáticos ZF Ecolife e Voith DIWA 5 com retarder incorporado ou o câmbio mecânico MB G 85.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS e de controle da correia de acionamento do ventilador.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2750
  • RPM corte máx: 2810
  • RPM M L min: 580
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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