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Mercedes-Benz O-500M 1826 (256cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Obs.: | Chassi e Buggy (módulos ajustáveis) |
Fabricação: | 2012-22/23 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016 e Outubro/2019) |
O-500 M 1826
O chassi O-500 M 1826 foi desenvolvido para as aplicações urbana , podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral, sistema de rebaixamento lateral da suspensão, do lado esquerdo e direito (opcional), e caixa mecânica Mercedes-Benz. O novo motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7) introduz uma nova relação de torque e potência (256 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior no intenso trânsito das grandes cidades. Balanço traseiro que permite a montagem de carroceria com portas do lado esquerdo e direito alinhadas.
O-500 M 1826 BUGGY
O chassi O-500 M 1826 Buggy foi desenvolvido para as aplicações de fretamento, podendo receber uma carroçaria até 13,2 metros. Este chassi incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. E também exibe o mais elevado grau de conforto e segurança para os passageiros, pois vem equipado com suspensão pneumática integral e com retarder como opcional. O novo motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7) introduz uma nova relação de torque e potência (256 cv) em sua categoria, o que significa um desempenho superior com baixo consumo de combustível.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-926 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 256 cv (188 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 900 Nm (91,8 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 7.200 cm³ |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia do motor para ar-condicionado (em 2016) |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Número de cilindros: | 2 |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 940 l/min a 10 bar |
Modelo: | ZF 6AP 1000B – Ecolife, com retarder incorporado (em 2016) |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,36:1 (7,79:1 com conversor de torque) 2ª – 1,91:1 3ª – 1,42:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,72:1 6ª – 0,62:1 Ré – 4,235:1 (9,84:1 com conversor de torque) |
Opcional 1 | |
Modelo: | Voith Diwa D854.5, com retarder incorporado (em 2016) |
Acionamento: | Automático, por meio de teclas |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,56:1 2ª – 1,43:1 3ª – 1,00:1 4ª – 0,70:1 Ré – 5,20:1 |
Opcional 2 | |
Modelo: | MB G/85-6/6,70 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,70:1 2ª – 3,81:1 3ª – 2,29:1 4ª – 1,48:1 5ª – 1,00:1 6ª – 0,73:1 Ré – 6,29:1 |
Modelo: | MF 395 HD (Heavy Duty) |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8098 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Outros | |
Detalhes: | Coluna de direção regulável Volante padrão de 4 raios |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 2x 28 V / 80 A 28 V / 80 A (em 2012) |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 220 Ah (livre de manutenção) 2x 12 V / 135 Ah (em 2012) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) Buggy: i=4,75 (38:8) |
Reduções opcionais: | i=6,143 (43:7) Buggy: i=5,857 (41:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura (pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes plásticos em 2012) |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais inferiores, 2 barras tensoras longitudinais superiores e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (aço) |
Aros das rodas – opcionais: | 8.25 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Longarina com perfil em “U” com travessas tubulares, composto de 5 módulos (Escada com perfis estampados de aço LNE 50 e tubos de aço M22 soldados, composto por módulos dianteiro e traseiro em 2012) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional). Eletropneumático |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 35 (em 2012) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 28 / 23 |
Caixa de mudanças: | 9 (G 85 em 2012) 28 (Voith) 25 (ZF) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 37 |
(A) Distância entre-eixos: | 5950 3000 (Buggy – entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) 3006 (Buggy – entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) (em 2012) |
(B) Comprimento total: | 11870 11787 8920 (Buggy) 8926 (Buggy, em 2012) |
(C) Balanço dianteiro: | 2570 2487 (Buggy) |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2036 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1798 1824 (em 2012) |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2459 |
(I) Ângulo de entrada: | 13°41′ 13°75′ (em 2012) |
(J) Ângulo de saída: | 7°51′ 8° (em 2012) |
(K) Vão livre dianteiro: | 200 209 (em 2012) |
(L) Vão livre traseiro: | 240 236 (em 2012) |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,000 21,790 (em 2012) Buggy: 24,880 Buggy: 24,490 (em 2012) |
Altura externa: | 1732 1596 |
Comprimento máximo da carroceria (recomendado): | Até 13200 |
Largura externa: | 2515 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF Ecolife |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 26 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | Voith DIWA 5 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (valor limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 30 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | MB G 85-6 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=5,857 (41:7) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 48 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,75 (38:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (valor limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000kg: | 37 (em 2012) 30 (em 2016) |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento. O balanço traseiro permite portas da carroceria, do lado esquerdo e direito, alinhadas.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio – oferecemos os câmbios automáticos ZF Ecolife e Voith DIWA 5 com retarder incorporado ou o câmbio mecânico MB G 85.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS e de controle da correia de acionamento do ventilador.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Coluna de direção regulável – propicia a regulagem de acordo com as características físicas do motorista, melhorando a ergonomia.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
O-500M Buggy
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec 5 – tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170 Ah (livre de manutenção)
- Coluna de direção regulável
- Barra estabilizadora traseira
- Sensor incêndio no compartimento do motor
- Freio ABS
- Estepe e ferramentas
Motor OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de retardador acionado, de controle do ABS e de controle da correia de acionamento do ventilador.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi, e sim através de três coxins de borracha.
Limitador de velocidade a 120 km/h – proporciona maior segurança na operação.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Limitador de velocidade a 100km/h
- Câmbio mecânico MB G 85 (em 2016)
- Câmbio automático ZF 6HP504 Ecomat 4 ou Voith Diwa 5 D854.5 (em 2012)
- Transmissão automática Voith DIWA 6 D854.6 com retarder (em 2019)
- Preparação para aquecimento (em 2012)
- Retarder Voith R123 – com câmbio MB G 85
- Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor, para acessórios e/ou ar-condicionado
- Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas (em 2012)
- Tacógrafo Digital, Bobina de papel (em 2019)
- Tanque de combustível 300 litros (em 2012)
- Estepe e ferramentas (em 2016)
- RKM – Módulo de Recuperação de energia (em 2019)
- Preparação gateway Fleet Management System (FMS) – versão 01.00 (em 2019)
- Volante multifuncional (em 2019)
O-500M Buggy
- Limitador de velocidade a 100km/h
- Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V / 80 A
- Segundo alternador de 28 V / 80 A no motor, para acessórios e ar-condicionado
- Tacógrafo eletrônico diário para 2 motoristas ou semanal para 1 ou 2 motoristas (em 2012)
- Tanque de combustível 300 litros
- Câmbio Automático ZF Ecolife AP 1000 ou Voith DIWA 5 ambos sob consulta (em 2016)
- Bateria de 220 Ah (em 2016)
- Câmbio mecânico MB G 85 (em 2016)
- Câmbio automático ZF 6HP504 Ecomat 4 ou Voith Diwa 5 D854.5 (em 2012)
- Preparação para aquecimento (em 2012)
- Retarder Voith R123 – com câmbio MB G 85
- Sistema de rebaixamento lateral de suspensão (ECAS)
- Estepe e ferramentas (em 2016)
Tacógrafo | |
Tipo: | Eletrônico, 1 dia, disco de papel |
- Dados da viagem: distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem e tempo de viagem
- Leitura direta: velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, ressão dos sistemas de freio
- Programáveis na tela digital: meta de consumo, consumo instantâneo
- Luzes de advertência em combinação com as mensagens
- Desligamento automático programável