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Mercedes-Benz O-500RSD 2436 (354cv) – Euro 5

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Obs.: | No folheto mais recente consta 360 cv como potência pois foi arredondado somente para uso comercial. Depois que mudaram o formato do folheto as informações começaram a aparecer com grande índice de erros e dados incompletos. |
Fabricação: | 2012-22/23 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Fevereiro/2012, Fevereiro/2014, Março/2016 e Outubro/2019) |
O-500 RSD 2436 6×2
Desenvolvido para aplicação rodoviária de média e longa distância, o chassi O-500 RSD 2436 6×2 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RSD 2436 6×2 é dimensionado para suportar 24 toneladas e ainda possibilita a alteração no entre-eixo para alongamentos até 14 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7) apresenta 354 cv de potência a 1.600 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade. Além disso, o O-500 RSD 2436 6×2 vem equipado com freio motor auxiliar convencional + Top Brake e freio ABS. Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-457 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 354 cv (260 kW) @ 2000 rpm |
Torque máximo: | 1600 Nm (163,2 mkgf) @ 1100 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Consumo específico: | 184 g/kWh a 1170 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia do motor para ar-condicionado (em 2016) |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 1080 l/min a 10 bar (em 2016) |
Modelo: | MB GO/190-6/8,2 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 8,17:1 2ª – 4,65:1 3ª – 2,79:1 4ª – 1,81:1 5ª – 1,25:1 6ª – 1,00:1 Ré – 7,683:1 |
Modelo: | MFZ 430 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8098 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah (livre de manutenção em 2016) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | MB NR4/59 DL-6 |
Tipo: | Eixo rígido de apoio |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,333 (40:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Simples+Duplo |
Tipo: | Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com o freio motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Opcional ABS/ASR Série (em 2016) |
Área de frenagem | |
Total: | 8.051 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo intermediário: | 6000 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Total: | 24000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo intermediário: | 5000 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 19500 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 35 49,5 (em 2012) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 22 |
Caixa de mudanças: | 11 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 42 |

(A) Distância entre-eixos: | 3000 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) |
(A”’) Boggie traseiro: | 1350 |
(B) Comprimento total: | 9375 |
(C) Balanço dianteiro: | 2100 |
(D) Balanço traseiro: | 2825 2755 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2036 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1798 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2458 2477 |
(I) Ângulo de entrada: | 14°35′ |
(J) Ângulo de saída: | 9°51′ 9°43′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 200 |
(L) Vão livre traseiro: | 216 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | Entre paredes: 26,26 Entre guias: 22,18 |
Altura externa: | 1775 1750 |
Comprimento máximo da carroceria (recomendado): | 14000 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB GO 190-6 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,333 (40:12) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (valor limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 35 (em 2012) |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2150 |
RPM corte: | 2170 |
RPM corte máx: | 2190 |
RPM M L min: | 510 |
RPM M L: | 510 |
RPM M L máx: | 560 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Câmbio G-190 com acionamento servoassistido
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave geral eletromagnética
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Coluna de direção regulável
- Barra estabilizadora traseira
- Sensor incêndio no compartimento do motor
- Freio ABS+ASR
- Suspensão eletrônica ECAS com rebaixamento zoom e sistema de anti-tombamento
- Piloto automático
- Estepe e ferramentas
- Válvula Consep para extração de resíduos de óleo
Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB GO 190-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Trambulação – sistema de alavanca tipo joystick, com acionamento a cabo e servo-assistido no câmbio, que proporciona menor esforço nos engates e melhor ergonomia ao motorista.
Chassi quadro – constituído de perfis de aço estampados com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos seus passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi, e sim ligado através de três coxins de borracha.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

- Balanço dianteiro longo para carrocerias Double Decker, High Decker e Low Driver
- Coluna de direção regulável (em 2012)
- Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12) (em 2012)
- Regulagem do nível de suspensão (KNR) (em 2012)
- Bateria de 220 Ah (em 2016)
- Câmbio GO 210 (6 marchas)
- Câmbio GO 240 (8 marchas automatizado)
- Retarder Voith R115E (somente para câmbio GO 210-6)
- Rodas de alumínio polidas 8.25 x 22.5
- Sistema de freio ABS (Anti-Bock Break System) (em 2012)
- Tempomat (piloto automático) (em 2012)
- Sistema de tração ASR (antipatinação) (em 2012)
- Motor com 428cv (em 2012)
- Freios a disco (somente com eixo ERA) (em 2016)
- Freios eletrônicos (EBS, somente com freios a disco) (em 2016)
- Eixo traseiro com suspensão independente direcional ou não direcional (ERA, somente com freios a disco) (em 2016)