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Mercedes-Benz OF-1418 (177cv)

Mercedes-Benz OF-1418 (177cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2003-11/12
Identificador: 384067
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi OF-1418 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana e de fretamento, podendo receber uma carroçaria até 11 metros.

Este veículo é equipado com o motor OM-904 LA turbocooler, totalmente eletrônico, desenvolvido com tecnologia pioneira que dispensa a bomba injetora convencional.

Reflexo do compromisso da Mercedes-Benz com a evolução do transporte de passageiros, o chassi OF-1418 incorpora qualidade, segurança e conforto inigualáveis para atender às mais rigorosas exigências do mercado.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 177 cv (130 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 675 Nm (69 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.249 cm³
Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 400 l/min a 10 bar com 3000 rpm

Transmissão
Modelo: MB G/60-6/9,20
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,20:1
2ª – 5,23:1
3ª – 3,15:1
4ª – 2,03:1
5ª – 1,37:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,65:1
Opcional 1
Modelo: ZF S5-680
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1

Embreagem
Modelo: MF 362 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/60 D-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,1 (41:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 30+Ti (ABNT NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional
Área de frenagem
Total: 4.541 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2544
Eixo traseiro: 1897
Total: 4441
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 9000
Total: 14000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300 (plástico)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Caixa de mudanças: 9 / 8
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10413
(C) Balanço dianteiro: 2100
(D) Balanço traseiro: 3063
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
(F) Bitola – eixo traseiro: 1822
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2427
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,1

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 60-6/9,20
Eixo traseiro: MB HL4/60 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=4,1 (41:10)
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/60 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=5,7 (40:7)
Velocidade máxima (km/h): 81
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,15
Altitudes acima de 350m: 1,56
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando rotações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas, ou ZF S 5-680/7,43 com 5 marchas.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Banco do motorista estofado – com amortecimento hidráulico e regulagens de peso, de avanço e recuo, de assento e encosto e com uma nova função de deslocamento lateral (curso de 120 mm).

Opcionais
  • Conjunto de roda e pneu reserva
  • Eixo traseiro HL4/060 D-10 (reforçado)
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Preparação para aquecimento
  • Redução do eixo traseiro i=5,25 (42:8)
  • Redução do eixo traseiro reforçado i=4,3 (43:10) para eixo HL4/060 D-10
  • Rodas de alumínio 7.5 – 22.5
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Tanque de combustível de 210 litros (plástico)
  • Bateria de 170 Ah (A partir de 2008)

Função desabilitada

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