Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz OF-1519 (185cv)
Mercedes-Benz OF-1519 (185cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2012-p. |
Identificador: | 384067 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2014 e Outubro/2019) |
OF-1519
O chassi OF-1519 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana, escolar e de fretamento, podendo receber uma carroçaria até 11,3 metros. Este veículo é equipado com o motor OM-924 LA (Proconve P-7) turbocooler, totalmente eletrônico, desenvolvido com tecnologia pioneira, que dispensa a bomba injetora convencional. Reflexo do compromisso da Mercedes-Benz com a evolução do transporte de passageiros, o chassi OF-1519 incorpora qualidade, segurança e conforto inigualáveis para atender às mais rigorosas exigências do mercado.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-924 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 185 cv (136 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 700 Nm (71,4 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.800 cm³ 4.801 cm³ (em 2012) |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1200 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Climatização: | Polia adicional para ar-condicionado |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 400 l/min a 10 bar com 3000 rpm |
Modelo: | MB G/60-6/9,20 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,201:1 2ª – 5,230:1 3ª – 3,145:1 4ª – 2,034:1 5ª – 1,374:1 6ª – 1,000:1 Ré – 8,649:1 |
Modelo: | MF 362 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 170 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB R390-10,5/S 22,5 MB HL4/60 D-10 (em 2012) |
Tipo: | Estampado Carcaça central com tubos de aço imprensados (em 2012) |
Redução: | i=4,3:1 (43:10) i=4,1 (41:10) (em 2012) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 LNE 30+Ti (ABNT NBR 6656) (em 2012) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 4.541 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2688 |
Eixo traseiro: | 1884 |
Total: | 4572 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 35 (em 2012) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 27 (em 2012) |
(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10438 |
(C) Balanço dianteiro: | 2125 |
(D) Balanço traseiro: | 2444 3063 (em 2012) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1961 1964 (em 2012) |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1842 1822 (em 2012) |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2428 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22.900 21.400 (em 2012) |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (2012) | |
Caixa de mudanças: | MB G 60-6 |
Eixo traseiro: | MB HL4/60 D10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,1 (41:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 113 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Ensaio 2 (2016) | |
Caixa de mudanças: | MB G 60-6 |
Eixo traseiro: | R390 – 10.5 / S 22,5 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 110 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 38 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2750 |
RPM corte máx: | 2810 |
RPM M L min: | 580 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,5 |
Altitudes acima de 350m: | 0,68 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
- Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
- Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
- Polia adicional para ar-condicionado
- Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
- Eixo dianteiro com viga reforçada para 6,5 ton
- Nova captação de ar do lado esquerdo, o que facilita a montagem ar-condicionado e da porta mais larga na dianteira
- Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
- Secador de ar com sistema coalescente
- Chave elétrica geral
- Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
- Freio ABS
Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos MR e FR e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Freio ABS – evita que as rodas travem durante o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.
- Conjunto de roda e pneu reserva (em 2012)
- Pneus 275/80R 22,5 de uso misto (terra/asfalto) direcional e trativo (em 2012)
- Eixo traseiro HL4/060 D-10 (reforçado) (em 2012)
- Eixo traseiro HL5/60 DZ-10 (dupla velocidade e bloqueio) (em 2012)
- Tanque de combustível de 210 litros (plástico) (em 2012)
- Válvula sensível à carga (ALB) (em 2012)
- Polia para ar-condicionado (em 2012)
- Limitador de Velocidade máxima 70 km/h (em 2012)
- Redução do eixo traseiro reforçado i=4,3 (43:10) (em 2012)
- Redução do eixo traseiro dupla velocidade i=4,875 (39:8) (em 2012)
- Redução do eixo traseiro i=5,25 (42:8) (em 2012)
- Elevação da suspensão dianteira e traseira para aplicações fora de estrada (em 2012)
- Tomadas elétrica e pneumática para reboque na dianteira (em 2012)
- Baterias de 135 Ah (x2) (em 2012)
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista (em 2012)
- Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral (em 2012)
- 2x Alternadores de 80 A (em 2016)
Tacógrafo | |
Tipo: | Eletrônico, 1 dia, disco de papel |
- Dados da viagem: Distância, velocidade média, meta de consumo, consumo e tempo de viagem e tempo de viagem
- Leitura direta: Velocidade, rpm do motor, níveis de combustível e ARLA, pressão dos sistemas de freio
- Programáveis na tela digital: Meta de consumo, consumo instantâneo
- Luzes de advertência: Sim, em combinação com as mensagens
- Desligamento automático do motor