ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
- Fabricação: De 1998 até 2004
- Baumúster: 384073
- Norma de emissões de gases: Euro 2 / Conama P-4
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1999)
A Mercedes-Benz apresenta o chassi para ônibus urbano OF-1721. Um veículo que traz eficiência e rentabilidade para os frotistas, segurança e conforto para os usuários. Com reduzido índice de emissões, contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida nas cidades.
O motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, é um motor já consagrado por sua economia, robustez e durabilidade em aplicação urbana, além de sua longa vida útil.
Chassi OF-1721, um compromisso com a evolução que reflete uma conquista tecnológica da Mercedes-Benz.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-366
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com com pós-resfriador do ar de admissão)
- Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 155 kW (211cv) a 2600 rpm
- Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Diâmetro do pistão: 97,5 mm
- Curso do pistão: 133 mm
- Relação de compressão: 18:1
- Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
- Modelo: Bosch de êmbolos
- Tipo: P 3000
- Regulador: RQVK e LDA
- Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
- Pressão de Injeção: 260-10 bar
Compressor
- Modelo: Knorr
- Diâmetro do cilindro: 88 mm
- Curso do êmbolo: 37 mm
- Cilindrada: 225 cm³
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: a água
- Acionamento: correia
- Vazão: 330 l/min a 10 bar de contrapressão
- Modelo: ZF S 5 – 680/7,43
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 5
- Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67
Opcional
- Modelo: Allison MT 643 R automática
- Acionamento: por meio de alavanca seletora
- Marchas: 4
- Relação de transmissão: i=3,58 / 2,09 / 1,39 / 1,00 / marcha a ré: 5,67
- Conversor de torque: TC 370 – 2,43
- Modelo: GMF 350 X
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8097
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=20,6:1
Tensão nominal
- Tensão: 24 V
Alternador
- Capaciade: 28 V / 75 A
Bateria
- Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
Motor de partida
- Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL-3/8 D-6,5
- Tipo: punho
Eixo Traseiro motriz
- Modelo: MB HL-4/060 D-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Redução: i=5,857 (41:7) / 4,75 (38,8) / com caixa de mudança automática Allison MT 643 R: i=6,143 (43:7)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: opcional
- Aros das rodas: 7,50 x 22,5 / 7,50 x 20 / 7,50 x 22,5
- Pneumáticos: 275/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara) / 10.00 R 20 PR 16 (radial) / 11 – 22,5 PR 16 (diagonal, sem câmara)
- Tipo: escada, rebitado
- Longarinas – altura x largura / espessura: 255 mm x 74 mm / 7 mm
- Material empregado: LNE 38
Freio de serviço
- Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
- Modelo: com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem total (eixo dianteiro/eixo traseiro/total): 2.129 cm² / 3.308 cm² / 5.437 cm²
- Espessura da lona: 18 mm
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio Adicional
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Chassi de ônibus, sem carroçaria com podesto e tanque de 210 litros cheio, sem motorista
- Eixo dianteiro: 2780
- Eixo traseiro: 2030
- Total: 4810
Carga útil máxima com equipamento:
- Eixo dianteiro: 3720
- Eixo traseiro: 8470
- Total: 12190
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 10500
- Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
- Tanque de combustível, série/opcional: 210 / 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Filtro de óleo do motor: 1,3
- Caixa de mudanças: 7,5
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
- Direção hidráulica: 3,5
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 5250 / 5950
- (B) Comprimento total: 11069 / 11769
- (C) Balanço dianteiro: 2275
- (D) Balanço traseiro: 3544
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1960
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
- (H) Largura: 2451
- (I) Ângulo de entrada: 12°30'
- (J) Ângulo de saída: 12°
- (K) Vão livre dianteiro: 267
- (L) Vão livre traseiro: 234
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,2
Caixa de mudanças: ZF S 5 – 680/7,43
- Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
- Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
- Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
- Velocidade máxima (km/h): 82
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 34
Caixa de mudanças: ZF S 5 – 680/7,43
- Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
- Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
- Redução do eixo traseiro: i=4,75 (38:8)
- Velocidade máxima (km/h): 101
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 29
Caixa de mudanças: Allison MT 643 R
- Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
- Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
- Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
- Velocidade máxima (km/h): 82
- Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 43
Giro do motor
- RPM corte min: 2970
- RPM corte: 3050
- RPM corte máx: 3130
- RPM M L min: 650
- RPM M L: 650
- RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,17
- Altitudes acima de 350m: 1,58
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)