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Mercedes-Benz OF-1721 (211cv)

Mercedes-Benz OF-1721 (211cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1998-2004
Identificador: 384073
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1999)

A Mercedes-Benz apresenta o chassi para ônibus urbano OF-1721. Um veículo que traz eficiência e rentabilidade para os frotistas, segurança e conforto para os usuários. Com reduzido índice de emissões, contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida nas cidades.

O motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, é um motor já consagrado por sua economia, robustez e durabilidade em aplicação urbana, além de sua longa vida útil.

Chassi OF-1721, um compromisso com a evolução que reflete uma conquista tecnológica da Mercedes-Benz.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-366 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 211 cv (155 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 660 Nm (67 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch de êmbolos
Tipo: P 3000
Regulador: RQVK e LDA
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260-10 bar
Compressor
Modelo: Knorr
Diâmetro do cilindro (mm): 88
Curso do êmbolo (mm): 37
Cilindrada: 225 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: A água
Acionamento: Por correia
Vazão: 330 l/min a 10 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF S5-680
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,43:1
2ª – 4,32:1
3ª – 2,53:1
4ª – 1,50:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,67:1
Opcional 1
Modelo: Allison MT 643 R
Acionamento: Automático, por meio de alavanca seletora
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,58:1
2ª – 2,09:1
3ª – 1,39:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,67:1
Conversor de torque: TC 370 – 2,43

Embreagem
Modelo: GMF 350 X
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/8 D-6,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL4/060 D-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)
Reduções opcionais: i=4,75 (38,8)
Com caixa de mudança automática Allison MT 643 R: i=6,143 (43:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Aros das rodas – opcionais: 7.50 x 20
7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara)
Pneumáticos – opcionais: 10.00 R x 20 PR 16
11.00 x 22.5 PR 16 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38
Longarinas
Altura: 255 mm
Largura: 74 mm
Espessura: 7 mm

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 18
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160
Largura da lona traseira: 220
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.308 cm²
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2780
Eixo traseiro: 2030
Total: 4810
Pesos
Eixo dianteiro: 3720
Eixo traseiro: 8470
Total: 12190
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10500
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Opcional: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 10
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 7,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5250
5950
(B) Comprimento máximo da carroceria: 11069
11769
(C) Balanço dianteiro: 2275
(D) Balanço traseiro: 3544
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1960
(F) Bitola – eixo traseiro: 1842
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2451
(I) Ângulo de entrada: 12°30′
(J) Ângulo de saída: 12°
(K) Vão livre dianteiro: 267
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,2

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 5-680/7,43
Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=4,75 (38:8)
Velocidade máxima (km/h): 101
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29
Ensaio 3 (Opcional)
Caixa de mudanças: Allison MT 643 R
Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 43

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2970
RPM corte: 3050
RPM corte máx: 3130
RPM M L min: 650
RPM M L: 650
RPM M L máx: 700
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,17
Altitudes acima de 350m: 1,58
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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