ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz OH-1313 (130cv)

Mercedes-Benz OH-1313 (130cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1970-1986
Identificador: 345200
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados

A Mercedes-Benz do Brasil S.A., responsável pelo suprimento da maior parte do mercado de veículos para transporte coletivo de passageiros, procura dotar cada faixa desse mercado com produtos que ofereçam ao empresário alta rentabilidade e ao usuário segurança e conforto em viagem.

Assim ela apresenta o OH-1313 e o OH-1316, chassis para ônibus com motores situados na traseira, a serem encarroçados pelas firmas especializadas de acordo com a finalidade a que se destinam, no transporte urbano, interurbano ou rodoviário.

Os motores diesel que os equipam, Mercedes-Benz OM-352 ou OM-352-A, são econômicos graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. O OM-352 desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), valores que para o OM-352-A, turbo-alimentado, são respectivamente 156 cv (115 kW) e 172 cv (127 kW).

A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e na manobra desses veículos, atenuando grandemente o esforço do motorista.

Seus quadros, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, são perfeitamente dimensionados para suportar as mais diversas condições de trabalho.

A suspensão, com feixes de molas, amortecedores telescópicos e estabilizador (na traseira), garante perfeita estabilidade para os veículos e segurança e conforto exemplares para quem neles viaja.

Três eficientes sistemas de freios os tornam realmente seguros: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, com câmaras de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.

Veículos com todas as características de eficiência, economia, segurança e durabilidade que fazem a renomada qualidade dos produtos Mercedes-Benz.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 130 cv (96 kW) @ 2800 rpm
SAE: 147 HP (108 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 363 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm
SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de alimentação: Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/40-5/7,5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Opcional 1
Modelo: MB G-3/36-5/8,02
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A (Bosch)
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv) (Bosch)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/12 D-10
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=5,714 (40:7)
Reduções opcionais: i=6,857 (48:7)
i=4,875 (39:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20 (disco de aço)
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 14
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, com câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio-Motor
Tipo: Adicional
Área de frenagem
Total: 3.905 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 960
Eixo traseiro: 2975
Total: 3935
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 9265
Pesos
Eixo dianteiro: 4700
Eixo traseiro: 8500
Total: 13200

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 14 / 10
Sistema de arrefecimento: 24 / 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10218
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1969 / 1950
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2379
(K) Vão livre dianteiro: 281 / 289
(L) Vão livre traseiro: 273
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7 / 20,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,714
Velocidade máxima (km/h): 90,7
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 20,7 (MB G-3/40)
22,3 (G-3/36)
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,857
Velocidade máxima (km/h): 75,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 25,4 (MB G-3/40)
27,4 (G-3/36)
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,875
Velocidade máxima (km/h): 106,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 17,3 (MB G-3/40)
18,6 (G-3/36)

Função desabilitada

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