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Mercedes-Benz OH-1316 (156cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1970-1986 |
Identificador: | 345230 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) – 2 fontes pesquisadas, dados cruzados e complementados |
A Mercedes-Benz do Brasil S.A., responsável pelo suprimento da maior parte do mercado de veículos para transporte coletivo de passageiros, procura dotar cada faixa desse mercado com produtos que ofereçam ao empresário alta rentabilidade e ao usuário segurança e conforto em viagem.
Assim ela apresenta o OH-1313 e o OH-1316, chassis para ônibus com motores situados na traseira, a serem encarroçados pelas firmas especializadas de acordo com a finalidade a que se destinam, no transporte urbano, interurbano ou rodoviário.
Os motores diesel que os equipam, Mercedes-Benz OM-352 ou OM-352-A, são econômicos graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. O OM-352 desenvolve potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW), valores que para o OM-352-A, turbo-alimentado, são respectivamente 156 cv (115 kW) e 172 cv (127 kW).
A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e na manobra desses veículos, atenuando grandemente o esforço do motorista.
Seus quadros, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, são perfeitamente dimensionados para suportar as mais diversas condições de trabalho.
A suspensão, com feixes de molas, amortecedores telescópicos e estabilizador (na traseira), garante perfeita estabilidade para os veículos e segurança e conforto exemplares para quem neles viaja.
Três eficientes sistemas de freios os tornam realmente seguros: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, com câmaras de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.
Veículos com todas as característica de eficiência, economia, segurança e durabilidade que fazem a renomada qualidade dos produtos Mercedes-Benz.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-352 A |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | DIN: 156cv (115 kW) @ 2800 rpm SAE: 172 cv (127 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 432 Nm (44 mkgf) @ 1800 rpm SAE: 471 Nm (48 mkgf) @ 1800 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.675 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 16:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de alimentação: | Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadora e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/40-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | ZF |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A (Bosch) |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) (Bosch) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/12 D-10 |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=5,714 (40:7) |
Reduções opcionais: | i=4,875 (39:8) i=6,143 (43:7) i=6,857 (48:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 20 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 14 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, com câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente |
Freio-Motor | |
Tipo: | Adicional |
Área de frenagem | |
Total: | 3.905 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 965 |
Eixo traseiro: | 3025 |
Total: | 3990 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9210 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4700 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 13200 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14 / 10 |
Sistema de arrefecimento: | 24 / 27 |
(A) Distância entre-eixos: | 5170 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10218 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1969 / 1950 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1817 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2379 |
(K) Vão livre dianteiro: | 281 / 289 |
(L) Vão livre traseiro: | 273 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 / 20,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G-3/40 |
Redução do eixo traseiro: | 5,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 90,7 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 25,1 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | MB G-3/40 |
Redução do eixo traseiro: | 4,875 |
Velocidade máxima (km/h): | 106,3 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 17,3 – 21,0 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | MB G-3/40 |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 75,5 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 30,9 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | MB G-3/40 |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 84,3 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 27,3 |