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Mercedes-Benz OH-1417 (170cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1999-2003 |
Identificador: | 382111 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/2002) |
Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OH-1417 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho.
Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano.
O OH-1417 foi dimensionado para suportar 15 toneladas e carroçarias de até 11 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente.
O motor com gerenciamento eletrônico OM-904 LA, de 170 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópoles, com economia e rentabilidade para o frotista.
Assim, o OH-1417 mostra-se o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada, além de contar com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-904 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 170 cv (125 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 660 Nm (67 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.249 cm³ |
Relação de compressão: | 17,4:1 |
Consumo específico: | 199 g/kWh (146 g/cvh) a 1500 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 420 l/min a 10 bar com 2300 rpm |
Modelo: | MB G/60-6/9,20 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,20:1 2ª – 5,23:1 3ª – 3,14:1 4ª – 2,03:1 5ª – 1,37:1 6ª – 1,00:1 Ré – 8,65:1 |
Modelo: | MF 362 HD |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=20,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/05 D-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=5,857 (41:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1410 |
Eixo traseiro: | 3400 |
Total: | 4850 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 (plástico) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 7,5 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 27 |

(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10413 |
(C) Balanço dianteiro: | 2100 |
(D) Balanço traseiro: | 3063 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1969 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1822 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2427 |
(I) Ângulo de entrada: | 15°30′ |
(J) Ângulo de saída: | 13°50′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 277 |
(L) Vão livre traseiro: | 268 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 21,1 |
(O) Altura externa: | 2525 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G60 – 6/9,20 |
Eixo traseiro: | MB HH4/05 D-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,875 (39:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,7 |
Altitudes acima de 350m: | 0,95 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-904 LA completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Chassi com longarinas construídas com perfil em U (material LNE 38), travessas de fixação e módulo traseiro rebaixado, combinando robustez, resistência à torção e à flexão, facilitando a montagem de carroçarias graças ao dimensionamento adequado em relação à sua capacidade de carga e à montagem de travessa na traseira para apoio e fixação de carroçarias.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marcha, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga de bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível de líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Central elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Caixa automática Allison MT 643 / ZF 4HP 500
- Preparação para aquecimento
- Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
- Rodas de alumínio 7.5 – 22.5
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista