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Mercedes-Benz OH-1417 (170cv)

Mercedes-Benz OH-1417 (170cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1999-2003
Identificador: 382111
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/2002)

Desenvolvido para aplicação urbana, o chassi OH-1417 incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz – é um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho.

Indicado para operação nas linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro, é um veículo ágil para o trânsito urbano.

O OH-1417 foi dimensionado para suportar 15 toneladas e carroçarias de até 11 metros de comprimento, apresentando alta qualidade e baixo custo operacional que podem superar todas as expectativas do frotista mais exigente.

O motor com gerenciamento eletrônico OM-904 LA, de 170 cv, permite ao veículo um desempenho superior no pesado trânsito urbano das grandes metrópoles, com economia e rentabilidade para o frotista.

Assim, o OH-1417 mostra-se o chassi ideal para operações que requerem um veículo de concepção avançada, além de contar com a garantia da marca líder em ônibus para o transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 170 cv (125 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 660 Nm (67 mkgf) @ 1200 a 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.249 cm³
Relação de compressão: 17,4:1
Consumo específico: 199 g/kWh (146 g/cvh) a 1500 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 420 l/min a 10 bar com 2300 rpm

Transmissão
Modelo: MB G/60-6/9,20
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,20:1
2ª – 5,23:1
3ª – 3,14:1
4ª – 2,03:1
5ª – 1,37:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,65:1

Embreagem
Modelo: MF 362 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/05 D-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras / Regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1410
Eixo traseiro: 3400
Total: 4850
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300 (plástico)
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Filtro de óleo do motor: 0,8
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 7,5
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10413
(C) Balanço dianteiro: 2100
(D) Balanço traseiro: 3063
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1969
(F) Bitola – eixo traseiro: 1822
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2427
(I) Ângulo de entrada: 15°30′
(J) Ângulo de saída: 13°50′
(K) Vão livre dianteiro: 277
(L) Vão livre traseiro: 268
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,1
(O) Altura externa: 2525

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G60 – 6/9,20
Eixo traseiro: MB HH4/05 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=4,875 (39:8)
Velocidade máxima (km/h): 95
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,7
Altitudes acima de 350m: 0,95
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Chassi com longarinas construídas com perfil em U (material LNE 38), travessas de fixação e módulo traseiro rebaixado, combinando robustez, resistência à torção e à flexão, facilitando a montagem de carroçarias graças ao dimensionamento adequado em relação à sua capacidade de carga e à montagem de travessa na traseira para apoio e fixação de carroçarias.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marcha, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga de bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível de líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Central elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Opcionais
  • Caixa automática Allison MT 643 / ZF 4HP 500
  • Preparação para aquecimento
  • Redução do eixo traseiro i=6,143 (43:7)
  • Rodas de alumínio 7.5 – 22.5
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista

Função desabilitada

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