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Mercedes-Benz OH-1518 (177cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2006-11/12 |
Identificador: | 368004 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
O chassi OH-1518 foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. Indicado para linhas urbanas, do tipo alimentadoras, distribuidoras, bairro a bairro, onde é necessário um veículo ágil e rápido, podendo receber uma carroçaria de 11 metros.
Em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-904 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 177 cv (130 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 675 Nm (69 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.249 cm³ |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | aprox. 390 a 2200/min a 10 bar de contrapressão |
Modelo: | MB G/60-6/9,20 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,20:1 2ª – 5,23:1 3ª – 3,14:1 4ª – 2,03:1 5ª – 1,37:1 6ª – 1,00:1 Ré – 8,65:1 |
Modelo: | MF 395 HD |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=26,2:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL3/7 D-5 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HH4/12 D-10 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=39,8 (41:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada com travessas transversais |
Material empregado: | LNE 50 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.437 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 990 |
Eixo traseiro: | 3520 |
Total: | 4510 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | 9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 28 |
(A) Distância entre-eixos: | 5250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10761 |
(C) Balanço dianteiro: | 2386 |
(D) Balanço traseiro: | 3025 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2369 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2486 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22,58 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 60-6 |
Eixo traseiro: | MB HH4/12 D-10 |
Pneus: | 275 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,875 (39:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,15 |
Altitudes acima de 350m: | 1,56 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante potência adicional de frenagem 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menor troca de marcha, economia de combustível e um aumento da velocidade média em declives, o que reduz conseqüentemente o tempo de viagem.
Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico Onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, baixa pressão de óleo do motor, baixo nível de líquido de arrefecimento, freio de estacionamento acionado, saturação do filtro de ar, baixo nível de líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, retardador acionado.
Central elétrica fuse box – propicia ao encarroçador/cliente acrescentar a este quadro os seus componentes, uma vez que o sistema é modular, além de possuir tamanho reduzido e facilidade de aquisição no mercado.
- Alternador 28 V / 80 A adicional
- Câmbio automático Allison T270R
- Balanço dianteiro curto (2100 mm) para versão rodoviária
- Redução 4,1 (41:10)
- Barra estabilizadora traseira