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Mercedes-Benz OH-1518 (177cv)

Mercedes-Benz OH-1518 (177cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2006-11/12
Identificador: 368004
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

O chassi OH-1518 foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. Indicado para linhas urbanas, do tipo alimentadoras, distribuidoras, bairro a bairro, onde é necessário um veículo ágil e rápido, podendo receber uma carroçaria de 11 metros.

Em todos os veículos da marca Mercedes-Benz, as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças e com a padronização da frota.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 177 cv (130 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 675 Nm (69 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.249 cm³
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: aprox. 390 a 2200/min a 10 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: MB G/60-6/9,20
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,20:1
2ª – 5,23:1
3ª – 3,14:1
4ª – 2,03:1
5ª – 1,37:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,65:1

Embreagem
Modelo: MF 395 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=26,2:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/12 D-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=39,8 (41:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada com travessas transversais
Material empregado: LNE 50

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio-motor convencional
Área de frenagem
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 990
Eixo traseiro: 3520
Total: 4510
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Filtro de óleo do motor: 0,8
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 28

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10761
(C) Balanço dianteiro: 2386
(D) Balanço traseiro: 3025
(G) Largura no eixo dianteiro: 2369
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2486
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,58

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 60-6
Eixo traseiro: MB HH4/12 D-10
Pneus: 275 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=4,875 (39:8)
Velocidade máxima (km/h): 95
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,15
Altitudes acima de 350m: 1,56
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante potência adicional de frenagem 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menor troca de marcha, economia de combustível e um aumento da velocidade média em declives, o que reduz conseqüentemente o tempo de viagem.

Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico Onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, baixa pressão de óleo do motor, baixo nível de líquido de arrefecimento, freio de estacionamento acionado, saturação do filtro de ar, baixo nível de líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, retardador acionado.

Central elétrica fuse box – propicia ao encarroçador/cliente acrescentar a este quadro os seus componentes, uma vez que o sistema é modular, além de possuir tamanho reduzido e facilidade de aquisição no mercado.

Opcionais
  • Alternador 28 V / 80 A adicional
  • Câmbio automático Allison T270R
  • Balanço dianteiro curto (2100 mm) para versão rodoviária
  • Redução 4,1 (41:10)
  • Barra estabilizadora traseira

Função desabilitada

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