ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz OH-1635L (354cv)

Mercedes-Benz OH-1635L (354cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1993-1997 (?)
Identificador: 382083

Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 0 / Proconve P-2
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1995)

Chassi pesado para ônibus rodoviários, o OH-1635 L, com entreeixos de 3 metros, tipo buggy, vem preparado para facilitar e agilizar o alongamento pelo encarroçador no menor tempo possível. A versão buggy permite a montagem de bagageiro totalmente passante, o que significa mais espaço para bagagem e muito mais facilidade de acesso.

O veículo já vem com todos os complementos do trambulador, acelerador, chicote elétrico e tubulação hidráulica e pneumática suficientes para que o ônibus seja alongado até 13,20 m, conforme a legislação, sem necessidade de retrabalhos nesses componentes.

O OH-1635 L vem equipado com motor turbocooler OM-447 LA, de 354 cv e curva de torque plana. Um motor já conhecido por sua performance, economia e compatibilidade com as normas de controle de emissões do Brasil e até do exigente mercado europeu.

O OH-1635 L pode receber os seguintes opcionais: retarder, freios ABS/ASR, exclusivo freio-motor Top-Brake, câmbio semi-automático Easy Shift e direção regulável.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 e 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 11.967 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 17,25:1
Consumo específico: 189 g/kWh
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador do ar de admissão
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch de êmbolos, em linha
Regulador: RQ
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 200+8 bar
Compressor
Modelo: Knorr ou Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar
Cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 370 l/min a 8 bar de contrapressão

Transmissão
Modelo: ZF 6S-105
Acionamento: Mecânica (opcionalmente pode ser equipado com câmbio semi-automático easy-shift)
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: GMFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=21,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 105 A
Opcional: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL4/37 DL-7,1
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HH4/07 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,917 (47:12)
Reduções opcionais: i=3,333 (40:12)
i=3,667 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com dois bolsões de ar, batentes auxiliares internos e válvula reguladora de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com dois bolsões de ar, batentes auxiliares internos e externos e duas válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Aros das rodas – opcionais: 8.00 x 22
Pneumáticos: 11.00 R x 22 PR 16
Pneumáticos – opcionais: 295 / 80 R 22.5 PR 16 (sem câmara)
12.00 R x 22.5 PR 16 (sem câmara)
11.00 x 22 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 50+Ti (ABNT)
Longarinas
Altura: 254
Largura: 65
Espessura: 8,0

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos / tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 18
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Retarder
Tipo: Opcional Voith (ou tomada para retarder Telma)
ABS e ASR
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: Top-Brake (opcional). Eletropneumático, conjugado com freio-motor convencional
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.129 cm²
Eixo traseiro: 3.308 cm²
Total: 5.437 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 430
Eixo traseiro: 5010
Total: 5440
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10560
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 11500
Total: 18000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 25 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Filtro de óleo do motor: 2,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,2
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
(B) Comprimento máximo da carroceria: 8751
(C) Balanço dianteiro: 2386
(D) Balanço traseiro: 3365
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2092
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2498
(K) Vão livre dianteiro: 203
(L) Vão livre traseiro: 202
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 27,2

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
Eixo traseiro: MB HH4/07 DL-10
Pneus: 10.00-20 PR 16
11.00 R 22 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=3,916
i=3,333
i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 111
131
119
Capacidade máxima de subida – em movimento 16.000kg (%): 50
41
47
Capacidade máxima de subida – em movimento 18.000kg (%): 44
36
40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2120
RPM corte: 2220
RPM corte máx: 2320
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,24
Altitudes acima de 350m: 1,67
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu