ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Scania K112C

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1982 até 1987
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Scania (1983) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Motor

Os motores Scania são dotados de tecnologia avançada e rígido controle de qualidade que lhes garantem características excepcionais como: camisas úmidas e removíveis, distribuição mecânica por engrenagens, turbocompressor lateral com filtro de óleo exclusivo, cabeçote com ranhuras e juntas de cabeçotes em aço, biela com parte superior em formato trapezoidal e superfície da base serrilhada, prato das válvulas com stelite, mancal traseiro da árvore de manivelas com retentor duplo e pistão arrefecido internamente por jato de óleo.

Tipo DN 11 01 B 14

  • Sistema de trabalho: Diesel, 4 tempos, injeção direta Scania, aspiração natural
  • Número de cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro dos cilindros: 127 mm
  • Curso dos êmbolos: 145 mm
  • Cilindrada: 11,02 dm³
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência (DIN 70020): 149 kW (203cv) a 2200 rpm
  • Torque (DIN 70020)760 Nm (77 kpm) a 1200 rpm
  • Consumo específico de combustível a 1300 rpm: 230 g/kWh (170 g/cvh)

Tipo DS 11 15 B 02

  • Sistema de trabalho: Diesel, 4 tempos, injeção direta Scania, equipado com turbocompressor acionado pelos gases de escape
  • Número de cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro dos cilindros: 127 mm
  • Curso dos êmbolos: 145 mm
  • Cilindrada: 11,02 dm³
  • Relação de compressão: 15:1
  • Potência (DIN 70020): 224 kW (305cv) a 2000 rpm
  • Torque (DIN 70020)1235 Nm (126 kpm) a 1300 rpm
  • Consumo específico de combustível a 1500 rpm: 204 g/kWh (150 g/cvh)

Tipo DS 11 18 B 02

  • Sistema de trabalho: Somente quando equipado com caixa de mudanças automática opcional Scania tipo GA 762. Motor com bomba injetora regulada para rotação até 2100 rpm.
  • Potência (DIN 70020): 224 kW (305cv) a 2100 rpm
  • Torque (DIN 70020)1210 Nm (123 kpm) a 1300 rpm
  • Obs: demais características iguais ao motor DS 11 15 B 02

 Sistema de arrefecimento 

  • Capacidade: 47 dm³

Por água. Radiador de 3 fileiras de tubos, montado em suporte com coxins de borracha. Tanque de expansão com visor de nível. Bomba d'água do tipo centrífugo com rotor em bronze fosforoso anti-corrosivo. Vazão de água regulada por termostato. Ventilador de 10 pás com defletor de ar. Sensores de segurança com alarme sonoro e visual.
 Sistema de alimentação 
Fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e bomba injetora com regulador centrífugo com acoplamento de disco, ajustável. Filtros conectados em paralelo. Equipado com limitador de fumaça nos motores superalimentados.
 Sistema de lubrificação 
Fluxo sob pressão por meio de bomba de engrenagens. Filtro de óleo de dupla ação, ciclônica e centrífuga (patente Scania). Radiador de fluxo total.
 Sistema de admissão de ar 
Filtro de ar tipo seco, de alta capacidade. Equipado com sensor de segurança contra obstrução do filtro.

Sistema elétrico

Dotado de central elétrica com circuito de lâminas metálicas na qual ficam alojados relés, fusíveis e demais componentes. Regulador de voltagem transistorizado. Chicote elétrico com conexões blindadas e já fornecidas de fábrica no comprimento necessário para instalação tanto no painel como sobre o posto do motorista. O chicote é protegido por um tubo de PVC de alta resistência para ptoteção contra a ação do tempo.

  • Bateria: 2, de 12 V cada, ligadas em série
  • Tensão nominal do sistema: 24 V
  • Capacidade de carga das baterias: 120 Ah
  • Motor de partida: 5,5 kW (7,5 cv)
  • Fusíveis: 8 e 16 A
  • Alternador: 28 V / 75 Ah
  • Alternador opcional: 28 V / 95 Ah

Embreagem

Monodisco seco, pressionado por mola tipo membrana, com cubo flexível e rolamento de encosto de ação contínua. Acionada por mecanismo servo-assistido tipo Kongsberg de operação hidropneumática, com ajustagem automática e pressão do pedal reduzida ao mínimo por meio de mecanismo de alívio. 

  • Tipo: SCANIA K422-9
  • Diâmetro: 420 mm
  • Área: 2010 cm²

Transmissão

 Scania Tipo G-776 – mecânica 

  • Caixa de mudanças: Caixa com 5 marchas à frente, totalmente sincronizadas, e 1 à ré. Todas as marchas à frente são movidas por engrenagens de dentes helicoidais que estão constantemente engrenadas. Equipada com bujão magnético para drenagem do óleo.
  • Capacidade de óleo: 7 dm³
  • Relação de redução:
    1ª – 5,20:1
    2ª – 3,11:1

    3ª – 1,856:1
    4ª – 1,28:1
    5ª – 1:1
    Marcha a ré – 6,24:1
  • Redução diferencial (DN 11 01): 4,38:1 / 3,89:1 (Opcional/ 5,67:1 (Opcional)
  • Redução diferencial opcionais (DS 11 15): 3,89:1 / 4,38:1 / 5,67:1

 Scania Tipo G-770 – mecânica (Opcional) 

  • Caixa de mudanças: Caixa com 5 marchas à frente, sincronizadas de 2ª à 5ª e 1 à ré.
  • Relação de redução:
    1ª – 7,29:1
    2ª – 3,85:1

    3ª – 2,17:1
    4ª – 1,31:1
    5ª – 1:1
    Marcha a ré – 7,29:1
  • Redução diferencial opcionais (DN 11 01 e DS 11 15): 3,89:1 / 4,38:1 / 5,67:1

 Scania Tipo GA-762 – automática (Opcional) 

  • Caixa de mudanças: Caixa com conversor de torque hidráulico, conjuntos planetários simples e duplos e embreagens. Possui 3 marchas mecânicas e 3 hidráulicas à frente e 1 marcha hidráulica à ré, comandadas por seletor rotativo no painel de instrumentos. Programa de mudança de marcha projetado de forma tal que, ao dirigir para a frente, são utilizadas ao máximo 4 marchas em cada posição do seletor no painel.
  • Relação de redução:
    1ª – 5,80-2,1:1
    2ª – 3,60-1,3:1

    3ª – 0,87:1
    4ª – 0,66:1
    Marcha a ré – 6,80:1
  • Redução diferencial opcionais (DN 11 01 e DS 11 18):  5,67:1 / 7,50:1

 Acionamento 

  • R – Marcha à ré: Acionada somente com o veículo parado.
  • N – Neutra: Partida ou paradas longas, evita superaquecimento da caixa e economiza combustível.
  • D – Marchas à frente: Comando do programa normal, com acionamento de 2 marchas hidráulicas e 2 mecânicas. Tirando-se o pé do acelerador, aciona o programa de retardamento (frenagem) e se pressionar levemente o pedal do freio, aciona o programa de freio motor, onde passa automaticamente para 1 marcha hidráulica e 3 mecânicas.
  • 1 – Marchas à frente: Comando das 3 marchas hidráulicas à frente, sem a ação do programa de retardamento (frenagem) e do freio motor.

 Árvore de transmissão 
Eixos tubulares, balanceados dinamicamente. Juntas universais com rolamentos de roletes, selados, com partes desgastáveis substituíveis.

  • Tipo: Scania T 60
  • Diâmetro interno: 81 mm
  • Diâmetro externo: 89 mm

Eixos

 Eixo dianteiro 
Eixo robusto em liga de aço, perfil "I", forjado a frio, endurecido e temperado. Os pinos mestres são montados em buchas de bronze recobertas com aço e nas extremidades revestidas com cromo. Cada cubo de roda tem dois rolamentos de roletes, ajustáveis. Apoio axial através de arruelas impregnadas em Teflon.

  • Tipo: SCANIA AM 55

 Eixo traseiro 
Carcaça construída em chapas de aço, estampadas e soldadas entre si. Bujão magnético para drenagem do óleo. 

  • Tipo: SCANIA AD 90

 Diferencial 
Engrenamento de redução simples, cônica, de dentes helicoidais. Usinagem pelo processo Gleason. Pinhão apoiado sobre 3 rolamentos de roletes. O conjunto coroa e caixa de satélites está apoiado sobre rolamentos de roletes cônicos. Semiárvores totalmente flutuantes. 

  • Tipo: SCANIA R 653
  • Capacidade de óleo: 11 dm³

 Diferencial opcional 
Para caixa de mudanças automática. Aplicação em ônibus urbano.

  • Tipo: SCANIA R 752

 Sistema de direção 
Coluna e volante de direção sem regulagem: Mecanismo hidráulico do tipo esferas recirculantes, com retorno automático. Pode ser operada mecanicamente. Volante de dois raios. Barra bipartida: barra de direção instalada somente em chassi com suspensão a ar.
Coluna e volante de direção reguláveis (opcional): Múltiplas combinações de regulagem da inclinação e altura do volante, para maior conforto do motorista.

  • Tipo: Hidráulica
  • Número de voltas: 5,9 entre batentes
  • Diâmetro do volante: 500 mm
  • Capacidade de óleo: 3,8 dm³

Chassis

Longarinas com 8mm de espessura e travessas com 6mm, perfil "U", profundidade constante, moldadas em chapas de aço prensadas a frio. Para chassi com 6270mm entre-eixos, o quadro é composto de longarinas únicas, inteiriças, formando um conjunto completo, possibilitando o encarroçamento sobre chassi rígido. No caso de aplicações com carrocerias auto-portantes, a fábrica fornece chassi com 3270mm entre-eixos com possibilidade de variação até 7600mm. Quando da aplicação em ônibus rodoviários, essa construção possibilita bagageiros totalmente passantes.

Rodas e Pneus

 Rodas – tipo 

  • Rodas raiadas, tipo simplex. Aros e anéis laminados, desmontáveis. Aro sobressalente.

 Rodas – medidas 

  • 8.00 x 22''
  • 8.00 x 20'' (Opcional)

 Pneus 

  • 11.00 x 22'' – Tipo diagonal, 14 lonas
  • 11.00 x 20'' – Tipo diagonal, 14 lonas (Opcional)
  • 11.00 x 22'' – Tipo radial, 16 lonas (Opcional)
  • 11.00 x 20'' – Tipo radial, 16 lonas (Opcional)

Suspensão

 Suspensão por molas 
Feixe de molas semi-elípticas, de aço liga silíco-manganês e formato trapezoidal. As duas folhas superiores são jateadas à granalha, proporcionando grande resistência à fadiga. Pinos de mola com rosca e dotados de buchas de borracha para vedação. Equipada com 2 amortecedores no eixo dianteiro e 2 no traseiro.

  • Comprimento: 1820mm (dianteiro) / 1780mm (traseiro)
  • Largura: 90mm (dianteiro) / 90mm (traseiro)
  • Número de folhas: 6 (dianteiro) / 9 (traseiro)
  • Carga admissível: 6000kg (dianteiro) / 10000kg (traseiro)
  • Número de folhas opcional: 7 (dianteiro) / 12 (traseiro)
  • Carga admissível opcional: 6000kg (dianteiro) / 10500kg (traseiro)

 Suspensão a ar tipo Scania 
Totalmente pneumática para os eixos dianteiro e traseiro. Alimentada por um tanque de ar exclusivo de 22 dm³. Equipadas com câmaras de ar tipo flutuante e amortecedores. Conta com um sistema auto-nivelador realizado por válvulas de nível, que mantém a distância entre o chassi e os eixos.

 Suspensão dianteira 
Composta por 2 câmaras de ar, 1 válvula de nível e 2 amortecedores. Suspensão montada em suporte combinado para as câmaras de ar e as barras de reação. Câmaras de ar posicionadas superior e externamente às longarinas. Esforços transversais e longitudinais absorvidos por 5 barras de reação (1 transversal e 4 longitudinais). Barras com extremidades montados em buchas de borracha.

 Suspensão traseira 
Composta por 4 câmaras de ar, 2 válvulas de nível e 4 amortecedores. As Câmaras de ar e amortecedores estão montados em 2 vigas longitudinais fixadas ao eixo traseiro. Forças longitudinais e transversais absorvidas por 1 barra de reação triangular superior e 2 longitudinais inferiores. Barras com extremidades montadas em buchas de borracha.

 Barra estabilizadora – Suspensão por molas ou a ar 

  • No eixo traseiro
  • No eixo dianteiro (Opcional)

 Amortecedores 

  • Tipo: Amortecedores hidráulicos, telescópicos, de dupla ação.
  • Suspensão por molas: Equipada com 2 amortecedores no eixo dianteiro e 2 com stop hidráulico, no eixo traseiro.
  • Suspensão a ar – opcional: Equipada com 2 amortecedores no eixo dianteiro e 4 no eixo traseiro, todos com stop hidráulico.

Freios

Totalmente pneumáticos e de ação direta. Três circuitos independentes, para os eixos dianteiro, traseiro e freio estacionamento. Tubulação composta por tubos de nylon de alta resistência a impactos. Sapatas acionadas por eixos excêntricos, asseguram atuação rápida, segura e uniforme. Conexões do sistema de ar comprimido com niples de material resistente à corrosão e de alto poder de vedação.

Freio de serviço 

  • Circuitos independentes atuando nos eixos dianteiro e traseiro.

 Freio motor 

  • Operação eletropneumática através da aplicação no próprio pedal do freio de serviço.

 Freio de estacionamento 

  • Tipo mola acumuladora, montado no cilindro de freio do eixo traseiro. Comandado gradualmente com ação imediata ou progressiva por meio de alavanca no painel de instrumentos. Trava automaticamente, por ação da mola acumuladora, contra eventual queda de pressão de ar no sistema. Desaplicação por ar comprimido. Válvula de ar no painel de instrumentos para liberação do freio de estacionamento.

 Compressor 

  • Compressor de dois cilindros, acionado por engrenagens, lubrificado e arrefecido pelos mesmos sistemas do motor. Equipado com válvula reguladora de pressão, que corta o suprimento de ar e desliga automaticamente o compressor.
    O ar do compressor é purificado pelo mesmo filtro de ar do motor.
  • Capacidade: 520 dm³/min a 2200 rpm
  • Pressão de trabalho: 7,5 a 9,0 bar
  • Dimensões – Área dos cilindros: Dianteira – 20 pol² (129,03 cm²) / Traseira – 30 pol² (193,55 cm²)
  • Dimensões – Largura das lonas: Dianteira – 5 pol (127 mm) / Traseira – 8 pol  (203 mm)

 Tanques de ar 

  • Separados para cada circuito, com dreno manual. São 5 tanques com capacidade de 22 dm³ cada, sendo: um para o freio dianteiro, um para o freio traseiro, um para o freio de estacionamento ou emergência, um tanque úmido e um para a suspensão a ar (somente com suspensão a ar).

 Ajustador de freio 

  • Manual: Alavanca reguladora da folga entre sapata e tambor.
  • Automático – opcional: Dispositivo que assegura regulagem automática constante da distância entre as lonas e tambor, independente do desgaste.?

Painel de instrumentos

Painel de instrumentos modular, ergonomicamente projetado. Instrumentos de comando e leitura localizados em posição centralizada, com luzes piloto de consulta imediata. Tacógrafo de registro para 7 dias.

Controles:

  • Velocímetro com odômetro;
  • Tacômetro (conta-giros) com indicador de faixa de rotação econômica;
  • Relógios indicadores de: pressão de óleo, pressão de ar dos freios dianteiros e traseiros, temperatura do líquido de arrefecimento, cargas das baterias, nível de combustível;
  • Luzes piloto de alerta para: luz alta, indicadores de direção, obstrução de filtro de ar, freio de estacionamento aplicado, queda de pressão no sistema de freios, queda de pressão do óleo, queda de tensão das baterias, pisca-alerta e nível do líquido de arrefecimento;
  • Alarme sonoro (cigarra) para queda de pressão do sistema de freios, óleo lubrificante ou alta temperatura da água;
  • Interruptores para: farol e lanternas, pisca-alerta, acionamento freio motor conjugado e estrangulador de parada do motor;
  • Alavancas comutadoras para: indicadires de direção, limpadores de parabrisa com duas velocidades, lavador e temporizador, luz alta/baixa e lampejador;
  • Alavanca comutadora para: indicadores de direção, limpadores de parabrisas com duas velocidades, lavador e temporizador, luz alta/baixa e lampejador;
  • Alavanca aplicadora do freio de estacionamento;
  • Acelerador manual com micro-regulagem e desaplicação instantânea;
  • Contato elétrico e partida na coluna de direção;

 Quadro de instrumentos no compartimento do motor 

  • Contém os seguintes itens: interruptor de partida, interruptor de parada, chave reversora, tomada elétrica para lâmpada de inspeção.

Características

  • Buzina
  • Compartimento para rádio e toca-fitas
  • Acendendor de cigarros
  • Macaco hidráulico para 12 T
  • Cinzeiro
  • Placas de identificação SCANIA e SCANIA 112
  • Espaço para interruptores adicionais
  • Relógio a Quartzo
  • Botão de regulagem de intensidade de luz no painel
  • Bolsa de ferramentas contendo: chave de boca, de fenda, Phillips, alicate, caixa com fusíveis 8 e 16 A, triângulo de segurança, plug para chicote e mangueira de ar comprimido

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 3270 (somente para transporte, permite expansão de 5000mm até 7600mm) / 6270
  • (B) Comprimento total: 8775 / 11775
  • (C) Balanço dianteiro: 2255
  • (D) Balanço traseiro: 3250
  • (E) Bitola dianteira: 2050
  • (F) Bitola traseira: 1830
  • (M) Raio de giro (roda dianteira externa com entre-eixos de 6270): 9563
  • (M) Ângulo de viragem (roda dianteira interna): 54° (ar) / 49º (molas)

Pesos

 Tara do chassi – incluso 20 litros de combustível, 25 litros de óleo lubrificante, 47 litros de arrefecimento, 2 baterias, 6 rodas e pneus 11.00×22'', aro sobressalente 22'', suspensão a ar, barra estabilizadora dianteira e traseira, volante ajustável, motor superalimentado 

  • Eixo dianteiro: 380
  • Eixo traseiro: 5030
  • Total: 5410

 Peso bruto total – conforme lei da balança 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

 Carga admissível por eixo 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 11000
  • Total: 17000

?Desempenho

 Aclive e Velocidade, com pneus 22'' – Caixa de Mudanças G776 mecânica 

  • Motor DN 11 01 – relação 3,89:1: 17% / 113km/h
  • Motor DN 11 01 – relação 4,38:1: 19,3% / 101km/h
  • Motor DN 11 01 – relação 5,67:1: 25,3% / 78km/h
  • Motor DS 11 15 – relação 3,89:1: 28,5% / 103km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 4,38:1: 32,2% / 91km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 5,67:1: 42,1% / 71km/h

 Aclive e Velocidade, com pneus 22'' – Caixa de Mudanças G770 mecânica 

  • Motor DN 11 01 – relação 3,89:1: 24,3% / 113km/h
  • Motor DN 11 01 – relação 4,38:1: 27,5% / 101km/h
  • Motor DN 11 01 – relação 5,67:1: 35,9% / 78km/h
  • Motor DS 11 15 – relação 3,89:1: 40,4% / 103km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 4,38:1: 45,6% / 91km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 5,67:1: 59,4% / 71km/h

 Aclive e Velocidade, com pneus 22'' – Caixa de Mudanças GA762 automática 

  • Motor DN 11 01 – relação 5,67:1: 20% / 120km/h
  • Motor DN 11 01 – relação 7,50:1: 27% / 92km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 5,67:1: 32,6% / 112km/h
  • Motor DN 11 15 – relação 7,50:1: 44% / 85km/h

Função desabilitada

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