ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário com 3º eixo direcional
- Fabricação: A partir de 2012
- Baumúster: Sem registro
- Norma de emissões dos gases: Euro 5 / Proconve P-7
- Fonte dos dados: Scania (Março/2015)
DC13 113 400
Motor Diesel de seis cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P7 (nível de emissões Euro 5).
- Cilindrada (litros): 13
- Cilindros: 6
- Nível de emissões: Euro 5
- Potência freio aux. de escapamento (kW): 261 (@ 2400 rpm)
- Potência máxima (hp): 400 (@ 1900 rpm)
- Potência máxima (kW): 294 (@ 1900 rpm)
- Torque máximo (Nm): 2100 (@ 1000-1300 rpm)
- Controle de emissões: Scania SCR
Trem de força
- Controle de NOx (OBD)
- Piloto automático
- Ejetor de partículas do filtro de ar (Opcional)
- Elemento de segurança do filtro de ar
- Abastecimento do líquido refrigerante: traseiro
- Filtro de combustível separador de água RACOR
- Limitador de velocidade (80km/h, 85km/h, 100km/h e 115km/h) (Opcional)
- Caixa de mudanças: GR875
- Caixa de mudanças opcional: GR875R (com retarder Scania)
- Sistema de troca de marcha: Opticruise (Comfort shift em 2011)
- Arrefecimento da caixa de câmbio
- Proteção contra desgaste de embreagem (em 2011)
-
Relação de redução:
1ª – 9,17:1
2ª – 6,26:1
3ª – 4,65:1
4ª – 3,75:1
5ª – 2,45:1
6ª – 1,67:1
7ª – 1,24:1
8ª – 1,00:1
Marcha a ré – 11,00:1
Diferencial
- Redução do eixo traseiro: R660
- Relação de diferencial: 2,92:1 / 3,07:1 (Opcional) / 2,73:1 (Opcional)
Suspensão dianteira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 7.500 kg (AMA 860)
Suspensão traseira
- A ar, com capacidade máxima do eixo de 17.500 kg (ADA 1300 + ARA 860)
Componentes
- Elevação e rebaixamento total ELC com (+/- 100 mm)
- Suspensão reforçada
- Ajoelhamento (toda frente, toda lateral) (Opcional)
- Transferência de carga máxima 13.600 kg manual
- Proteção contra tombamento (Opcional)
- Nível de altura pré-definida do chassi (Opcional)
- Nível Stand-by da suspensão (Opcional)
Rodas
- Aço pintado
- Alumínio polido (Opcional)
Pneus
- 295/80 R22,5
- Sistema de freio: tambor / disco (Opcional)
- Controle do sistema de freios: eletrônico (EBS) (pneumático (PBS) em 2011)
- Programa eletrônico de estabilidade ESP (Opcional em 2015)
- Sistema anti bloqueio ABS (em 2015)
Equipamentos adicionais
- Freio auxiliar de escapamento: automático
- Ajustador das lonas de freio: automático
- Retarder Scania (Opcional)
- Freio de aclive caixa mecânica (Opcional)
- Válvula de segurança do freio de estacionamento (interlock)
- Bloqueio de saída com portas abertas em todos eixos
Sistema elétrico baseado na comunicação digital CAN, proporcionando mais informações sobre o status do veículo.
- Alternador: 2 x 100 A / 2 x 150 A (Opcional)
- Bateria: 180 Ah / 225 Ah (Opcional)
- Chave geral da bateria: no painel (interruptor)
Computador de bordo
- Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo, tempos operação)
- Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo, freio e turbina, tensão da bateria)
- Mensagens de advertência
- Indicador de manutenção futura
Tacógrafo
- 1 dia com disco
- 7 dias com disco (Opcional)
Display de carga sobre o eixo
- frontal e traseiro
Climatização
- Diâmetro da polia extra: 280 mm
- Válvula de calefação
Equipamentos adicionais
- Caixa de ferramentas
- Macaco hidráulico com capacidade 10.000 kg
- Triângulo de segurança
- Mangueira para enchimento dos pneus com (20 metros) (Opcional)
- (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
- (A') Boggie traseiro: 1500
- (B) Comprimento dos chassis: 10095 / 10490
- (C) Balanço dianteiro: 2500 (2700 em 2012)
- (D) Balanço traseiro: 4195 / 4590 (4395 / 4790 em 2012)
- (G) Largura dianteira: 2475
- (H) Largura traseira: 2467
- (M) Ângulo máximo de giro: 52°
- Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R 22,5): 803
- Total: 7012