ViaCircular Transporte Coletivo

Volare Série 2 – V8L (115cv)

Volare Série 2 - V8L (115cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural
Fabricação: 2008-2011
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Manual de Manutenção – Grupo 32 (Dezembro/2009)

Motor
Modelo: MWM 4.10 TCA
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 115 cv (81 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 392 Nm @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.3 L
Relação de compressão: 16,3:1
Sistema de arrefecimento: Líquida
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta / Bomba rotativa

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4405 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,762:1
2ª – 2,640:1
3ª – 1,528:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,770:1
Ré – 5,238:1
Opcional 1
Modelo: Allison LCT 2000
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,10:1
2ª – 1,81:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,71:1
ré – 4,49:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS 07
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana M284
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por mola parabólica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por mola semielíptica
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Chassi tipo escada com duas longarinas estruturais de aço de alta resistência de tração.

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com reservatório
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8000
Capacidade máxima de tração (CMT): 11000
Pesos
Eixo dianteiro: 3000
Eixo traseiro: 5000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 9,2 (com filtro – SAE 15W40 API CH-4 / CI-4)
Caixa de mudanças: Manual 5,3 (SAE 80W90 API GL 3/4)
Automática 14 (Castrol Transynd)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0 (SAE 85W 140 API GL 5 EP)
Direção hidráulica: 1,7 (ATF Tipo A)
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4200
Carroceria
(B) Comprimento total: 8085
(N) Largura externa: 2200
(O) Altura externa: 2990
(P) Altura interna: 1900

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 100
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,8
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 21,8
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 10,45

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2700
RPM corte: 2800
RPM corte máx: 2900
RPM M L min: 700
RPM M L: 750
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,45
Altitudes acima de 350m: 1,96
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
91,7

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: MTCO 1390 – VDO
Tipo: Eletrônico
Obs.: Registro Semanal – Opcional Diário

Função desabilitada

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