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Volare Série 3 – Cinco (150cv)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
Obs.: | Chassi Agrale MA 6000 I |
Fabricação: | 2016-2019 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Sem data mencionada) e Manual do Proprietário (Abril/2019) |
Motor
Modelo: | Cummins ISF 2.8 L |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 150 cv (110 kW) @ 2900 rpm |
Torque máximo: | 360 Nm (36,7 mkgf) @ de 1500 a 2900 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel S10 |
Cilindrada total: | 2.800 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 94 |
Curso do pistão (mm): | 100 |
Relação de compressão: | 16,9:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Em papel, com reforço metálico |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSO-2505 C |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 4,47:1 2ª – 2,46:1 3ª – 1,47:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,82:1 Ré – 3,80:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco com platô auto-ajustável |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 300 mm |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | 7065 mm |
Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 110 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 85 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana SA027S |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 267 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 4,10:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas parabólicas e batente de Cellasto |
Amortecedores: | Dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas parabólicas e batente de Cellasto |
Amortecedores: | Dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 5.5 x 16 |
Pneumáticos: | 205 / 75 R 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Disco na dianteira e tambor na traseira + ABS/EBD |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Alavanca por cabo e acionamento mecânico com atuação nas rodas traseiras |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1200 |
Eixo traseiro: | 621 |
Total: | 1821 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | Executivo: 4794 Fretamento: 4843 Escolar: 5104 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 4794 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | Executivo: 1962 Fretamento: 1876 Escolar: 1968 |
Eixo traseiro: | Executivo: 2832 Fretamento: 2967 Escolar: 3136 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 100 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 14,7 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 5,0 (SAE 15W40 API CI–4) |
Caixa de mudanças: | 3,0 (DEXRON 3) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 (SAE 85W140 API GL5 EP) |
Direção hidráulica: | 0,6 (ATF SHELL DONAX TX) |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 4000 |
(C) Balanço dianteiro: | 1010 |
(D) Balanço traseiro: | 1690 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1744 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1556 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 1992 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2010 |
(K) Vão livre dianteiro: | 177 |
(L) Vão livre traseiro: | 150 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 7065 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 6700 |
(N) Largura externa: | 2075 (sem espelho) 2464 (com espelho) |
(O) Altura externa: | 2950 (Com ar-condicionado de teto) 2735 (Sem ar-condicionado de teto) |
(P) Altura interna: | 1910 |
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 0,9 (executivo) 1,57 (executivo plus) 0,8 (escolar) |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 30 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 22 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 29,7 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2700 |
RPM corte: | 3200 |
RPM corte máx: | 3600 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,55 |
Altitudes acima de 350m: | 1,09 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
80,4 |
Área do Motorista
Tacógrafo | |
Modelo: | BVDR-3215 |
Tipo: | Digital |