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Volare Série 4 – New Attack 8 (157cv) – Euro 6

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano, Rodoviário, Escolar e Rural |
| Fabricação: | 2023-p. |
| Identificador: | MMV: MARCOPOLO/VOLARE V8L Tipo do Produto: New Attack 8 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Volare (Janeiro/2023); Manual do Proprietário Fly – Attack – Access – 1ª edição (Março/2023) |
Motor
| Modelo: | Cummins F 3.8 |
| Tipo: | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 157 cv (116 kW) @ 2500 rpm |
| Torque máximo: | 550 Nm @ de 1100 a 1900 rpm |
| NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 3.760 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
| Curso do pistão (mm): | 115 |
| Relação de compressão: | 17,2:1 |
| Sistema de alimentação: | Sobrealimentado por turbo de dois estágios |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | Eaton ESBO-6106 A |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,195:1 2ª – 3,391:1 3ª – 2,079:1 4ª – 1,333:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,775:1 Ré – 5,690:1 |
| Opcional 1 | |
| Modelo: | Allison LCT 2100 |
| Acionamento: | Automática |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 3,10:1 2ª – 1,81:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,71:1 Ré – 4,49:1 |
| Conversor de torque: | 1,73:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Servo assistido |
| Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
| Modelo: | ZF Servocom 8090 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | 16,6 a 19,6:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Dana 3,2T |
| Tipo: | Viga tipo “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Dana M284 |
| Tipo: | Totalmente flutuante |
| Redução: | 4,63:1 |
| Reduções opcionais: | 4,10:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Interligado por mola semi-elíptica |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Interligado por mola semi-elíptica de duplo estágio |
| Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
| Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Pressão dos pneus: | 100 Psi |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Tambor, assistido eletronicamente. “S CAM’’ pneumático. Regulador automatico de lonas de freio. |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletrônico com válvula ETV |
| Retarder | |
| Tipo: | Eletromagnético, no cardan (quando equipado) |
| Freio Adicional | |
| Tipo: | EBD, ATC/ASR |
| ABS | |
| Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 8700 |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 8700 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 3200 |
| Eixo traseiro: | 5500 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 150 80 (EE=3350) |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 25 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 11,0 (com filtro) |
| Caixa de mudanças: | 5,3 (Manual) 14,0 (Automática) |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,5 |
| Direção hidráulica: | 1,7 |
| Sistema de arrefecimento: | 16 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 3350 4800 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | máx 9150 |
| (N) Largura externa: | 2200 |
| (O) Altura externa: | 3130 (Com ar-condicionado de teto) 2935 (Sem ar-condicionado de teto) |
| (P) Altura interna: | 1900 |
| Largura interna: | 2130 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,63:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 95 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 46,5 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 31,3 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,0 |
| Ensaio 2 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 108 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39,9 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 27,4 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,0 |
| Ensaio 3 (Opcional) | |
| Redução do eixo traseiro: | 5,38:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 82 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 56,6 |
| Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 37,0 |
| Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 18,0 |
Área do Motorista
| Tacógrafo | |
| Modelo: | VDO – BVDR |
| Tipo: | Digital |
