ViaCircular Transporte Coletivo

Volkswagen 11.180

Volkswagen 11.180
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Março/2023)

Motor
Modelo: Cummins F 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 175 cv (129 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 600 Nm (61 mkgf) @ 1100 a 1800 rpm
NBR – Medição: SAEJ1349
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.880 cm³
Compressor de ar: ZF 238
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton ESO-6206 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,19:1
2ª – 3,39:1
3ª – 2,08:1
4ª – 1,33:1
5ª – 1,00:1
6ª – 0,78:1
Ré – 5,69:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Pull type / hidráulico
Diâmetro do disco: 362 mm

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: SA040W
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: S-130
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,10:1
4,56:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semi-elípticas
Amortecedores: Hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.75 x 17.5 (aço)
Pneumáticos: 235 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, circuito duplo, independente
Freio de Estacionamento
Tipo: Sistema pneumático com molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
Freio Adicional
Tipo: EBD, ATC, HSA e ESC
ABS 4S e 4M
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: EE=4550: 1818
EE=4900: 1840
EE=5500: 1870
Eixo traseiro: EE=4550: 1337
EE=4900: 1352
EE=5500: 1375
Total: EE=4550: 3155
EE=4900: 3192
EE=5500: 3245
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 10700
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 10700
Pesos
Eixo dianteiro: 3600
Eixo traseiro: 7200

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 23
Óleo no cárter, máx./min.: 12,85
Caixa de mudanças: 5,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 7,57
Direção hidráulica: 2,0
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4550
4900
5500
(B) Comprimento total: 7601
8302
8200
(C) Balanço dianteiro: 1225
(D) Balanço traseiro: 1826
2177
1575
(G) Largura no eixo dianteiro: 2240
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2218
(I) Ângulo de entrada: 21°
(J) Ângulo de saída: 18°
15°
21°

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 30
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 117
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 28
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 108
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31

Função desabilitada

Menu