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Volkswagen 17.210 EOD

Volkswagen 17.210 EOD
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2004-2006
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006)

Motor
Modelo: MWM 6.12 TCE
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 206 cv (152 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 760 Nm (77,4 mkgf) @ 1400 a 1700 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 7.095 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,8:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-5405 B
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,05:1
2ª – 4,13:1
3ª – 2,52:1
4ª – 1,60:1
5ª – 1,00:1
ré – 6,75:1

Embreagem
Modelo: Luk
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
Diâmetro do disco: 365 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor FF-844
Sifco 13K
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor RS 23-240
Redução: 4,56:1 (simples)
Reduções opcionais: 6,21:1 (rotaflex)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas e no 2° estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares e, no 3° estágio, molas de borracha
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plano com longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 219 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S CAME”, pneumático, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo circuito independente, reservatório triplo de ar
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem
Área de frenagem
Total: 4.232 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3050 (EE=5180)
3080 (EE=5950)
Eixo traseiro: 1850 (EE=5180)
1890 (EE=5950)
Total: 4900 (EE=5180)
4970 (EE=5950)
Carga útil máxima com equipamentos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10800
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Peso bruto total combinado (PBTC): 26000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 275
Óleo no cárter, máx./min.: 17,0
Caixa de mudanças: 8,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 18,0 (dupla)
Direção hidráulica: 3,6
Sistema de arrefecimento: 25,0 (sem aquecimento)
26,2 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5180
5950
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 3320
2550
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2455
(I) Ângulo de entrada: 10°
(J) Ângulo de saída: 9° / 8°
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 240

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série – redução simples)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 102
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 34
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,88
Ensaio 2 (Série – redução dupla)
Redução do eixo traseiro: 6,21:1
Velocidade máxima (km/h): 75
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 45
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 32
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,88

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2450
RPM corte: 2550
RPM corte máx: 2650
RPM M L min: 650
RPM M L: 750
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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