ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Volkswagen 17-210 EOD

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 2004 até 2006
  • Baumúster: P82
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006)

  • Modelo: MWM 6.12 TCE – Turbo e Intercooler
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (cm³)6 em linha / 7095
  • Diâmetro do pistão (mm)105
  • Curso do pistão (mm)137
  • Relação de compressão16,8:1
  • Potência líq. máx – cv (kw) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585)206 (152) @ 2200
  • Torque líq. máx. kgfm (Nm) @ rpm (conforme ensaio NBR ISO 1585)77,4 (760) @ 1400 a 1700
  • Sequência de injeção1-5-3-6-2-4
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Knorr – LK38
  • Norma de emissões: Conama Fase V

  • Caixa de mudanças: EATON FSB 5405 B
  • Nº de marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 7,05:1
    2ª – 4,13:1
    3ª – 2,52:1
    4ª – 1,60:1
    5ª – 1,00:1
    ré – 6,75:1

  • Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Modelo: Luk
  • Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, pull type
  • Diâmetro do disco (mm): 365

  • Tipo: Hidráulica integral com esferas recirculantes
  • Modelo: ZF 8097
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah)
  • Alternador: 80A – 28V

 Eixo Dianteiro 

  • Tipo: Viga "I" em aço forjado
  • Modelo: Meritor FF-844 ou Sifco 13K

 Eixo Traseiro motriz 

  • Tipo: Meritor
  • Modelo: RS 23-240
  • Relação de redução – simples: 4,56:1 / 6,21:1 (rotaflex)

  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, amortecedores telescópios, barra estabilizadora e, no 2° estágio, molas de borracha
  • Suspensão traseira: Feixe de molas semi-elípticas com mola auxiliar parabólica, barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e, no 3° estágio, molas de borracha

  • Aros das rodas: 7,5'' x 22,5''
  • Pneus: 275/80R22,5

  • Tipo: Plano com longarinas retas de perfil "U" constante, rebitado e parafusado
  • Material: LNE 38
  • Módulo seccional (cm³): 219

 Freio de serviço 

  • Sistema: Ar, "S" came, pneumático, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Circuito: Duplo circuito independente, reservatório triplo de ar
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 4232

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: rodas traseiras
  • Acionamento: válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento
  • Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem

 Peso a vazio 

  • Eixo dianteiro: 3050 / 3080
  • Eixo traseiro: 1850 / 1890
  • Total: 4900 / 4970

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 6000
  • Traseiro: 10800
  • Total admissível: 16800

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 16000

 Peso bruto total combinado (PBTC) 

  • 26000

  • Tanque de combustível (plástico): 275,0
  • Cárter: 17,0
  • Caixa de mudanças: 8,5
  • Eixo traseiro: 18,0 (dupla)
  • Direção: 3,6
  • Sistema de arrefecimento: S/ Aquecimento: 25,0 – C/ Aquecimento: 26,2

  • (A) Distância entre-eixos: 5180 / 5950
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 3320 / 2550
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2100
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1835
  • (H) Largura máxima: 2455
  • (I) Ângulo de entrada: 10°
  • (J) Ângulo de saída: 9° / 8°
  • (K) Vão livre dianteiro: 244
  • (L) Vão livre traseiro: 240

 Relação de redução do eixo traseiro: 4,56:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 102
  • Capacidade de rampa (%): 34
  • Partida em rampa (%): 34
  • Relação PBT / potência (kg/cv)78

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,21:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 75
  • Capacidade de rampa (%): 45
  • Partida em rampa (%): 32
  • Relação PBT / potência (kg/cv)78

Obs.: Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho.

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