Página Inicial > Dados de chassis > VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus) > Volkswagen 17.210 EOD
Volkswagen 17.210 EOD
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2004-2006 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Volkswagen – Caminhões e ônibus (Janeiro/2006) |
Motor
Modelo: | MWM 6.12 TCE |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbo e Intercooler |
Potência máxima: | 206 cv (152 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 760 Nm (77,4 mkgf) @ 1400 a 1700 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 7.095 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 105 |
Curso do pistão (mm): | 137 |
Relação de compressão: | 16,8:1 |
Compressor de ar: | Knorr LK38 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSB-5405 B |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,05:1 2ª – 4,13:1 3ª – 2,52:1 4ª – 1,60:1 5ª – 1,00:1 ré – 6,75:1 |
Embreagem
Modelo: | Luk |
Tipo: | Monodisco a seco, revestimento orgânico |
Acionamento: | Hidráulico, auto-ajustável, pull type |
Diâmetro do disco: | 365 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica integral com esferas recirculantes |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Meritor FF-844 Sifco 13K |
Tipo: | Viga “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor RS 23-240 |
Redução: | 4,56:1 (simples) |
Reduções opcionais: | 6,21:1 (rotaflex) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas parabólicas e no 2° estágio, molas de borracha |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas principais e parabólicas auxiliares e, no 3° estágio, molas de borracha |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.50 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Plano com longarinas retas de perfil “U” constante, rebitado e parafusado |
Módulo seccional: | 219 cm³ |
Material empregado: | LNE 38 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Ar, “S CAME”, pneumático, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo circuito independente, reservatório triplo de ar |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: Válvula moduladora no painel |
Freio-Motor | |
Tipo: | Válvula borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: Eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal de embreagem |
Área de frenagem | |
Total: | 4.232 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3050 (EE=5180) 3080 (EE=5950) |
Eixo traseiro: | 1850 (EE=5180) 1890 (EE=5950) |
Total: | 4900 (EE=5180) 4970 (EE=5950) |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10800 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Peso bruto total combinado (PBTC): | 26000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 275 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 17,0 |
Caixa de mudanças: | 8,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 18,0 (dupla) |
Direção hidráulica: | 3,6 |
Sistema de arrefecimento: | 25,0 (sem aquecimento) 26,2 (com aquecimento) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5180 5950 |
(B) Comprimento total: | 10540 |
(C) Balanço dianteiro: | 2040 |
(D) Balanço traseiro: | 3320 2550 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2100 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2455 |
(I) Ângulo de entrada: | 10° |
(J) Ângulo de saída: | 9° / 8° |
(K) Vão livre dianteiro: | 244 |
(L) Vão livre traseiro: | 240 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série – redução simples) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 102 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 34 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,88 |
Ensaio 2 (Série – redução dupla) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,21:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 75 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 45 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 32 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,88 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2450 |
RPM corte: | 2550 |
RPM corte máx: | 2650 |
RPM M L min: | 650 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,43 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |