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Volkswagen 7.90 CO
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1987-1990 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Manual de instruções – Volkswagen 7-90S / 7-110S / 7-110S CO-CE (sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | MWM D-229/4 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 88 cv (64 kW) @ 300 rpm |
Torque máximo: | 260 Nm (25,6 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | Marca: Albarus Tipo: Yoke (bipartida) Série: 1410 Acoplamento por: juntas universais |
Cilindrada total: | 3.920 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 16,6:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Sistema de alimentação: | Pressão dos injetores-ajuste: 21575 a 22360 kPa (220 a 228 bar) Início de injeção – estático: 25° APMS Bomba alimentadora: mecânica Filtro de combustível: duplo |
Sistema de lubrificação: | Tipo: circulação forçada Bomba de óleo: de engrenagem Filtro de óleo: de fluxo total Pressão de óleo (com motor quente): 441 kPa (4,5 bar) a 3000 rpm |
Sistema de arrefecimento: | Tipo: circulação forçada Controle de temperatura: termostato Tipo de bomba d’água: centrífuga Pressão do sistema: 59 kPa (0,6 bar) Início de abertura da válvula termostática: 79 ± 2°C Término de abertura da válvula termostática: 90 ± 2°C |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-4005 B |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª (Constant Mesh) – 6,99:1 2ª – 3,78:1 3ª – 2,13:1 4ª – 1,28:1 5ª – 1,00:1 ré – 6,99:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 280 mm |
Outros | |
Área do disco (cm²): | 370,75 |
Direção
Modelo: | TRW Y5D |
Tipo: | Mecânica |
Relação de redução: | 27,6:1 |
Outros | |
Número de voltas (batente a batente): | 7.1/4 |
Curso garantido ao centro – esquerda / direita: | 45° / 45° |
Diâmetro de giro (mm): | 12,4 |
Entre muros (mm): | 13,7 |
Bomba de direção hidráulica: | ZF/7673 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 95 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 cv / 12V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Braseixos CB 5301 |
Tipo: | Viga “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Albarus 70 HD ou Braseixos 411 |
Redução: | 4,56:1 (Albarus) |
Reduções opcionais: | 4,10:1 (Albarus ou Braseixos) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Eixo rígido com molas semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Eixo rígido motriz com molas semielípticas c/deflexão variável |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 x 16 (disco) |
Pneumáticos: | 7.50 x 16 PR 10 (diagonal) |
Pneumáticos – opcionais: | 7.50 x 16 PR 12 (diagonal) 7.50 R x 16 PR 12 7.50 x 16 PR 12 – borrachudos – somente na traseira (diagonal lameiro) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Pressão dos pneus: | Dianteiro: 70 PSI (4,93 kgf/cm²) Traseiro: 75 PSI (5,28 kgf/cm²) |
Outros | |
Câmara de ar / válcula tipo “screw on”: | 750 – 16A / SC-95 |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, rebitada a frio Módulo de resistência (RBM): 2808 (kgm) |
Módulo seccional: | 103 cm³ |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, assistido a ar comprimido com duplo circuito Tipo – dianteiro e traseiro: Simplex 325 x 100 mm Espessura mínima das lonas de freio (mm): 6,0 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | “Spring Brake” com mola acumuladora atuando através de cabos nas rodas traseiras, de acionamento manual através de válvula tipo push-pull no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 2.080 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1870 |
Eixo traseiro: | 880 |
Total: | 2750 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 3950 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 6700 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2400 |
Eixo traseiro: | 4420 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 100 150 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,5 |
Filtro de óleo do motor: | 1,0 |
Caixa de mudanças: | 5,0 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,5 (70 HD) 6,0 (411) |
Direção hidráulica: | 0,6 |
Sistema de arrefecimento: | 10,5 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3500 |
(B) Comprimento total: | 6093 |
(C) Balanço dianteiro: | 1243 |
(D) Balanço traseiro: | 1350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1700 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1629 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
(I) Ângulo de entrada: | 23° |
(J) Ângulo de saída: | 13°30′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 208 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,56:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 95,9 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,7 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,10:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 106,7 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26,4 |