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Volkswagen 9.150 EOD (Cummins Interact 4)

Volkswagen 9.150 EOD (Cummins Interact 4)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2004-2006
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Volkswagen – Caminhões e ônibus (Abril/2008)

Motor
Modelo: Cummins Interact 4.0
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo e Intercooler
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 550 Nm (56 mkgf) @ 1400 a 1700 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.920 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 17,0:1
Compressor de ar: Knorr LK38
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF S5-420 HD
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: Valeo
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico, auto-ajustável, Push type
Diâmetro do disco: 330 mm

Direção
Modelo: ZF 8090
Tipo: Hidráulica integral, com esferas recirculantes
Relação de redução: 16,6:1 a 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Meritor MFS7
Meritor FC-845
Tipo: Viga “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 284
Dana 480
Tipo: Eixo rígido em aço estampado
Redução: 4,30:1
Reduções opcionais: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Eixo rígido com molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Eixo rígido motriz com molas semielípticas de ação progressiva e molas auxiliares parabólicas
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, perfil constante, superfície plana, rebitado e parafusado
Módulo seccional: 108 cm³
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Ar, “S” came, tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Circuito duplo, independente, reservatório triplo de ar + Consep
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora com atuação nas rodas traseiras. Acionamento: válvula moduladora no painel
Freio-Motor
Tipo: Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento. Acionamento: eletropneumático, tecla no painel e comando no acelerador / pedal da embreagem
Área de frenagem
Total: 1.823 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2060
Eixo traseiro: Urbano: 940
Fretamento: 930
Total: Urbano: 3000
Fretamento: 2990
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 8150
Peso bruto total combinado (PBTC): 11000
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 5300
Total: 8500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,0
Direção hidráulica: 2,5
Sistema de arrefecimento: 20,0 (sem aquecimento)
21,6 (com aquecimento)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: Urbano: 3900
Fretamento: 4300
(B) Comprimento total: Urbano: 6300
Fretamento: 7550
(C) Balanço dianteiro: 1200
(D) Balanço traseiro: Urbano: 1200
Fretamento: 2050
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1894
(F) Bitola – eixo traseiro: 1669
(G) Largura no eixo dianteiro: 2144
(I) Ângulo de entrada: 26°
(J) Ângulo de saída: Urbano: 25°
Fretamento: 18°
(K) Vão livre dianteiro: 213
(L) Vão livre traseiro: 194

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 46
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 31
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,64
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,63:1
Velocidade máxima (km/h): 104
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 50
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 33
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 13,64

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,43
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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