MAN Latin America Ind. e Com. de Veículos LTDA

Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus)

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Linha do tempo

Abaixo, imagem ilustrativa da linha do tempo de chassis para ônibus. Em breve, assim que for identificados as datas de fabricações das microônibus terá uma linha do tempo publicada aqui.

Linha do tempo Volksbus/MAN - Ônibus

Fonte da imagem: criada por César Mattos (2016)

Nomenclatura dos chassis Volksbus (Volkswagen)

Existem várias considerações a serem feitas quando o assunto é referente à Volkswagen Caminhões e Ônibus. A primeira aparição da Volkswagen em ÔNIBUS foi 1993, porém alguns chassis de caminhão já vinham sendo utilizados para encarroçar microônibus, casos como 7-90 e 7-110.

Basicamente, a nomenclatura dos chassis Volksbus é definida pelas 3 posições:

Chassi:
17-230 EOD
17- 230 EOD
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição define o peso bruto total (PBT), admissível, em toneladas.

Na 2ª posição define a potência aproximada (em cv), arredondada.

Na 3ª posição define o tipo de chassis, em 2 situações:

1 – Na época em que só existia motor dianteiro na produção de chassis para ônibus:

  • CO – Chassis para Ônibus

2 – Quando a produção expandiu para outros modelos – em 2001, mudaram as definições da 3ª posição para:

  • OD – Ônibus Dianteiro
  • OT – Ônibus Traseiro
  • EOD – Ônibus Dianteiro com motor eletrônico
  • EOT – Ônibus Traseiro com motor eletrônico
  • VT – V-Tronic, câmbio automatizado
  • LE – Low-Entry, piso baixo
  • ODR – Ônibus Dianteiro com suspensão reforçada – rally
  • ODS – Ônibus Dianteiro com suspensão a ar
  • OTA – Ônibus Traseiro Articulado
  • OTS – Ônibus Traseiro com suspensão a ar

A MAN manteve as nomenclaturas.

Apesar da Volkswagen ser alemã, as nomenclaturas são em português porque refere-se a subdivisão Caminhões e Ônibus, criada no Brasil.

Numeração dos chassis Volksbus (9BW)

A identificação de modelos de chassis Volkswagen obedece um padrão, de acordo com sua época de produção. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (quando aplicada), cada numeração de chassis tem sua identificação em 4 fases:

4.1 – Fabricados entre 1981 e JUN-1986

Numeração
do chassi:
V 032122
1ª posição 2ª posição

Na 1ª posição identifica o fabricante: V = Volkswagen.

Na 2ª posição informa a sequência/ordem de produção.

4.2 – Fabricados entre AGO-1986 e JUN-1987 (até o chassi 045000)

Numeração
do chassi:
V 032122 W
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição identifica o fabricante: V = Volkswagen.

Na 2ª posição informa a sequência/ordem de produção.

Na 3ª posição informa que foi fabricado pela Volkswagen do Brasil Ltda.

4.3 – Fabricados entre JUN-1987 e 1989

Numeração
do chassi:
9BW ZZZ H7 Z H C 032122
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “B” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “W” representa a fabricante: Volkswagen do Brasil.

Na 2ª posição não tem definição.

Na 3ª posição informa motor e modelo conforme tabela abaixo (*):

07  Perkins (7-90)
H7  MWM (7-90)
J7  MWM (7-90 CO)
G6  Cummins (16-210)
H6  Cummins (16-210H)
J6  Cummins (16-210)
L6  Cummins (16-210H)
M6  Cummins (16-210H)
M7  V8 Gasolina (7-140)

(*): Tabela suprida com informações referentes a possíveis encarroçamentos em veículos de transporte de passageiros.

Na 4ª posição tem um dígito aleatório formulado pelo computador.

Na 5ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

H   1987
J   1988
K   1989
L   1990

Na 6ª posição informa o local de fabricação.

C  São Bernardo do Campo-SP

Na 7ª posição informa a sequência/ordem de produção.

OBS.: A partir do dia 3 de Janeiro de 1989 a 7ª e 8ª posições foram alteradas conforme tabela abaixo:

TH7 C2 TC2 H2 TC4 G2 TG6 M6
TJ7 C3 TD2 H4 TD4 G4 TH6 M6
TL7 C4 T14 GO TN4 G9 TJ6 M7
T12 HO TB4 G1 TP4 KO TL6 M8
TB2 H1 TM6 M9 TQ4 K1

4.4 – Fabricados entre 1990 e 2009

Numeração
do chassi:
9BW Y TAR B 4 S R B 00002
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição 8ª posição 9ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “B” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “W” representa a fabricante: Volkswagen do Brasil.

Na 2ª posição identifica o tipo de freio hidráulico (HID) ou a ar (AR) e a classe PBT (não é o peso do chassi), conforme tabela abaixo:

HID AR PBT (kgf)
A F até 2721
E G 2722 a 3174
B H 3175 a 3628
C 1 3629 a 4081
D J 4082 a 4535
K T 4536 a 6349
L U 6350 a 7256
M V 7257 a 8843
N W 8844 a 11791
P X 11792 a 14965
R Y 14966 a 24943
S 2 acima de 24944

Na 3ª posição informa o modelo do chassi, conforme tabela:

Código Modelo (Obs) Código Modelo (Obs)
TH7
TJ7
TM7
TAV
2RF
932
452
D52
952
A52
A62
252
7.90S
7.90 CO
7.110 CO
8.140 CO
8.140 OD

5.140 EOD
8.120 OD
8.150 OD
8.150 EOD
9.150 OD
9.150 OD
9.150 EOD
682
882
TAR
2TJ
FY2
F82
P82
L82
G82
B82
R82
J82
15.180 EOD
15.190 EOD
16.180 CO
16.210 CO
16.210 OD
[1]
17.210 OD
17.210 EOD
17.230 EOD
17.240 OT
17.260 EOT
18.310 OT
18.320 EOT

[1]: Não tem como comprovar a existência “legal” do chassi 16.210 OD, foi na época de transição, onde o chassi foi lançado como protótipo (chassis de ano 2001/2001) depois foi renomeado para 17.210 OD.

Na 4ª posição identifica a marca do motor: MWM, Cummins ou Perkins.

Na 5ª posição o computador gera um dígito aleatório.

Na 6ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

L 1990 V 1997 4 2004
M 1991 W 1998 5 2005
N 1992 X 1999 6 2006
P 1993 Y 2000 7 2007
R 1994 1 2001 8 2008
S 1995 2 2002 9 2009
T 1996 3 2003

Na 7ª posição informa o local de fabricação.

C  São Bernardo do Campo-SP (Volkswagen do Brasil S/A)
D  Ipiranga-SP (Autolatina Brasil S/A – a partir de 1991)
R  Resende-RJ (Caminhões e Ônibus)

Na 8ª posição identifica o mercado de venda.

B   Interno
S   Exportação

Na 9ª posição informa a sequência/ordem de produção.

Numeração dos chassis MAN (953)

A partir de 2009 (chassis 09/10) a numeração dos chassis dos Volksbus mudaram de 9BW para 953, assim mudando também as definições de cada dígito. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (quando aplicada).

Numeração
do chassi:
953 2 G 8 2W 8 G R 07639
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição 8ª posição 9ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, “9” representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O “5” representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O “3” representa a fabricante: MAN Latin America.

Na 2ª posição identifica a carroceria (dito carroceria por esse dígito identificar o tipo de carroceria dos caminhões MAN), no caso dígito 2 significa Volksbus.

Na 3ª posição identifica o tipo de motor (Não tem maiores detalhes até o momento).

Na 4ª posição identifica o sistema de segurança (freio), conforme tabela abaixo:

3  4536 a 6350 kgf
4  6350 a 7256 kgf
5  7256 a 8845 kgf
6  8845 a 11793 kgf
7  11793 a 14968 kgf
8  acima de 14968 kgf

Na 5ª posição mostra a que família de produtos pertence (Não tem maiores detalhes até o momento).

Na 6ª posição o computador gera um dígito aleatório.

Na 7ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

9 2009 G 2016 P 2023
A 2010 H 2017 R 2024
B 2011 J 2018 S 2025
C 2012 K 2019 T 2026
D 2013 L 2020 V 2027
E 2014 M 2021 W 2028
F 2015 N 2022 X 2029

Na 8ª posição informa o local de fabricação.

R  Resende-RJ

Na 9ª posição informa a sequência/ordem de produção.

Na 9ª posição informa a sequência/ordem de produção.

Dados da empresa

Nome MAN Latin America Ind. e Com. de Veículos LTDA
Fundação 1981 (Volkswagen Caminhões e Ônibus) / 2009 (MAN)
Endereço administrativo Rua Volkswagen, 291 – 8º andar – Parque Jabaquara / São Paulo-SP
Endereço da fábrica Rua Volkswagen, 100 – Polo Industrial / Resende-RJ
Fones (11) 5582-5122 / (11) 5582-5556
Site www.man-la.com

A MAN – Latin America é responsável pelas marcas dos produtos Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN a partir de 2009

Chassis para mini e microônibus

Em produção
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Euro
5.150 OD 150cv Desde 2012
8.160 OD 160cv Desde 2012
8.160 OD Low-Entry 160cv Desde 2015
8.160 ODR 160cv Desde 2015
9.160 OD / 9. 160 OD Plus 160cv Desde 2013

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Euro
5.140 EOD 137cv
7.90 S 88cv  
7.90 S CO 91cv  
7.110 S CO 120cv  
8.120 EOD 120cv  
8.120 OD (Versão 1) 120cv
8.120 OD (Versão 2 – Eaton) 115cv
8.120 OD (Versão 2 – ZF) 115cv
8.140 CO/CE (Versão 1) 135cv  
8.140 CO (Versão 2) 135cv  
8.140 OD 145cv  
8.150 OD 145cv
8.150 EOD (Versão 1 – MWM) 150cv
8.150 EOD (Versão 2 – MWM) 150cv
8.150 EOD (Versão 2 – Cummins) 150cv
8.150 EOD (Versão 3 – MWM) 143cv  
8.150 EOD (Versão 3 – Cummins) 143cv  
9.150 OD 145cv
9.150 EOD (Versão 1 – MWM e Cummins) 150cv
9.150 EOD (Versão 2 – MWM) 150cv
9.150 EOD (Versão 2 – Cummins) 150cv

Chassis para ônibus

Em produção
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Euro
15.190 OD 186cv Desde 2012
15.190 OD V-Tronic 186cv Desde 2012
15.230 OT Low-Entry 225cv Desde 2012
17.230 OD 225cv Desde 2012
17.230 OD V-Tronic 225cv Desde 2012
17.230 ODS 225cv Desde 2017
17.260 OD 256cv Desde 12/13
17.260 ODS 256cv Desde 2018
17.260 OD V-Tronic 256cv Desde 2013
17.280 OT 277cv Desde 2012
18.280 OT Low-Entry 275cv Desde 2012
18.280 OTS Low-Entry 275cv Desde 2017
18.330 OT 325cv Desde 2012
26.330 OTA (Articulado) 330cv Desde 12/13

Fora de linha
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Euro
15.180 EOD 180cv 2004-2008
15.190 EOD 185cv 2005-11/12
15.190 ODR / Plus (Rally) 186cv 2012-2013
16.180 CO 184cv 1993-1997
16.210 CO (Euro 1) 206cv 97/98-1998
16.210 CO (Euro 2) 206cv 1998-00/01
16.210 OD 206cv 2001
17.210 OD 206cv 01/02-2004
17.210 EOD 206cv 2004-2006
17.230 EOD 225cv 2006-11/12
17.230 EOD V-Tronic 225cv 2008-11/12
17.240 OT 240cv 2001-2004
17.260 EOD 260cv 2008-11/12
17.260 EOD V-Tronic 260cv 2008-11/12
17.260 EOT 260cv 2004-11/12
17.260 EOT V-Tronic 260cv 2008-11/12
17.280 OT Low-Entry 277cv 2012-2014
17.280 OT V-Tronic 277cv 2012-2014
18.310 OT 303cv 2003-2005
18.320 EOT 320cv 2006-11/12

Projeto Caminho da Escola

Em produção
Tipo Chassi Modelo Potência Fabricação Euro
ONUREA – 8.160 OD Low-Entry 160cv Desde 2015
ORE 1 – 8.160 ODR 160cv Desde 2015
ORE 2 – 15.190 ODR 186cv Desde 2013